Conhecida pela criatividade de seus posts, a Prefeitura de Curitiba fez uma 'brincadeira' no Facebook no dia 1º de abril para levantar dados e colher opiniões divergentes sobre a mobilidade urbana na capital paranaense.
No dia da mentira, a prefeitura 'divulgou' na rede social o fechamento permanente para carros no centro de Curitiba. No mesmo post, o município explicava que o objetivo era iniciar a discussão sobre o assunto. "O dia de hoje vai marcar história. É primeiro de abril, gente! Não vamos banir os carros do centro, mas queremos aproveitar o choque que você sentiu com esta informação para iniciar uma conversa produtiva sobre mobilidade urbana", esclareceu.
Na segunda-feira (6), a prefeitura informou, novamente pelo Facebook, que a postagem foi vista por 599.552 pessoas e foram coletadas 4.524 declarações sobre a transformação do centro da cidade em área exclusiva para pedestres e ciclistas.
De acordo com a pesquisa, 48% das pessoas apoiariam a iniciativa e 31% manifestaram preocupação com outros temas variados, como aspectos de segurança pública, iluminação e preservação das fachadas históricas. Além disso, 12% afirmaram que são contra a restrição na região central e 8% comentaram sobre a importância do transporte coletivo.
"Todos os dados foram enviados aos nossos técnicos e devem contribuir em muito para futuras ações de mobilidade urbana", informa a prefeitura.
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