"Trem Útil" monitora estações de aluguel de bikes

Site foi criado por ciclista de BH para oferecer informações em tempo real sobre o estado das estações de bicicletas públicas em várias cidades brasileiras

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César  |  Postado em: 17 de abril de 2015

Site monitora estações de aluguel de bicicletas

Site monitora estações de bicicletas públicas

créditos: Reprodução Trem Útil

 

No final de 2014 o programador Fernando Duarte se tornou um cliente do BikeBH, sistema de bicicletas compartilhadas de Belo Horizonte. Mas, como nunca conseguia encontrar uma bicicleta disponível para fazer o trajeto do trabalho para casa, “depois de ter visitado o site, feito cadastro e comprado passe, reparei que a estação só ficava offline, manutenção ou sem bicicletas. Era quase impossível utilizar o sistema”, relata Fernando.

 

Diante do problema, ele criou um sistema automatizado para saber quando as bicicletas estavam disponíveis. Impressionado com os resultados, assim que os dados começaram a ser coletados, ele decidiu publicar essas informações no site Trem Útil (www.tremutil.com.br/bike).

 

O sistema monitora e disponibiliza informações coletadas das páginas oficiais dos sistemas de aluguel de bicicleta operados pela Serttel. Aracaju, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades que hoje tem informações no site. Duarte espera incluir em breve as demais cidades que possuem sistemas de bicicletas operados pela mesma empresa.

 

É possível encontrar informações sobre as estações em funcionamento, número de bicicletas disponíveis em cada uma das estações, a quantidade de bicicletas disponíveis no sistema, e o número de viagens realizadas por dia. Estes dados são atualizados a cada 30 minutos e é possível consultá-los todos no mesmo site.

 

"O Trem Útil contribui para que os usuários do sistema e os cidadãos em geral possam exigiram uma melhor qualidade do serviço oferecido", avalia Fernando. Na reunião realizada na última semana entre ciclistas, prefeitura de Belo Horizonte e a empresa operadora do sistema, a utilidade do Trem Útil foi reconhecida pela empresa e prefeitura. No encontro, diz o criador do site, "a Serttel confirmou que os dados são confiáveis e correspondem aos que ela possui".

 

Fernando Duarte criou o site de forma voluntária. Quem quiser ajudar na manutenção do sistema pode contribuir através do link www.tremutil.com.br/bike/ajude.php.


Leia também:
Frota brasileira de bicicletas é de 70 milhões
Após reunião, Serttel garante que BikeBH vai melhorar
Ciclovias do Rio são piores do que as de Nova York, Londres, Copenhague e Bogotá, revela estudo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário