Detran-PE começa a cobrar respeito a ciclistas em testes para tirar CNH

Protótipo de ciclista agora faz parte dos testes de habilitação no Recife. Candidatos precisam manter distância e reduzir velocidade perto da bike

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 PE  |  Postado em: 17 de abril de 2015

Detran-PE começa a cobrar respeito aos ciclistas

Detran-PE vai exigir respeito aos ciclistas

créditos: Flickr


A boa convivência entre motoristas e ciclistas começa a ser testada nas provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) nesta sexta-feira (17). O protótipo de uma bicicleta foi instalado no pátio em que são realizados os testes para a primeira carteira de habilitação. E, para serem aprovados, os candidatos terão que manter distância e reduzir a velocidade ao se aproximar do ciclista, o primeiro boneco a simular a presença do usuário de bike no trânsito nas provas de todo o Brasil.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta, o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, ressaltou que as exigências já fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), através do artigo 201. “Estamos inserindo uma bicicleta no teste para fazer cumprir efetivamente o que o CTB exige. O Código prevê que os condutores precisam guardar uma distância de 1,5 metro e diminuir a velocidade para 30 quilômetros por hora ao se aproximarem dos ciclistas”, explicou. Ribeiro ainda destacou o pioneirismo de Pernambuco na cobrança da lei durante os testes de habilitação. “O Detran de Pernambuco é o primeiro do Brasil a inserir o modal bicicleta nas provas práticas”, afirma.

Segundo Ribeiro, nos próximos 60 dias, a presença do protótipo será educativa. Nesse período, os motoristas serão apenas advertidos se não cumprirem as regras do CTB. Só depois disso, os candidatos poderão perder pontos caso desrespeitem as regras. Nesse caso, ultrapassar a linha de distância corresponde a uma infração leve. Já a colisão com o ciclista significa a reprovação imediata. Para reforçar essas orientações nas aulas preparatórias, os instrutores das autoescolas foram treinados em março através do curso “Bicicleta como modal de transporte".

A partir desta sexta-feira, as provas práticas do Detran-PE também contam com um teste de bafômetro. O aparelho descartável será aplicado no início das provas e, caso algum candidato se recuse a fazer o teste, será impedido de entrar no pátio de avaliação e precisará remarcar o teste. Depois de aplicar as iniciativas do Recife, o Detran-PE deve levá-las para todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.

 

Leia também:

Detran-PE muda prova para estimular motorista a conviver com ciclistas

Fiscalização fica para trás

Em Recife motorista cobra fim da corrupção, mas estaciona na calçada

Órgão público em Recife dá folga a funcionário que pedalar


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário