Salvador quer se tornar cidade amiga da bicicleta

Fórum permanente de ciclistas se estrutura para apoiar o uso da bicicleta e melhorar a mobilidade urbana. Leia o artigo de colaborador do Mobilize na capital baiana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: George Almeida / Mobilize  |  Postado em: 17 de abril de 2015

Ciclo Salvador reuniu interessados no modal por bi

Ciclo Salvador reuniu interessados no modal por bicicletas

créditos: George Almeida

 

No final de março, os ciclistas de Salvador realizaram o Ciclo Salvador, evento que debateu propostas para melhorar as condições de uso da bicicleta na capital baiana. No artigo abaixo, o arquiteto George Almeida faz um balanço do encontro, e aponta para o avanço nas discussões:   

 

"No livro 'A bicicleta no Brasil 2015 - uma panorâmica do ativismo pró-bicicleta no Brasil' - organizado por Aliança Bike, Bicicleta para Todos, Bike Anjo e UCB, e a ser lançado no dia 7 de maio -, a cidade de Salvador não figura entre as principais capitais da bicicleta. Não é o que se viu no 1º encontro de usuários de bicicletas Ciclo Salvador, realizado no último dia 28 de março, no Cine Teatro Solar Boa Vista. O evento vem evidenciar o contrário. 

 

A já existente mobilização da sociedade civil interessada e dos grupos ativos organizados incluem coletivos, empresas e mais de 53 grupos de ciclismo atualmente na capital baiana.

 

Na ocasião foi aberto o fórum permanente para delinear com clareza uma estrutura organizacional mínima para atuação conjunta na busca da melhoria das condições do uso da bicicleta e da mobilidade urbana em Salvador.

 

Organizado coletivamente por vários colaboradores – Coletivo Mobicidade Salvador, Bike Anjo Salvador, Amigosdebike Lucia Saraiva, ASBEB, Mural de Aventuras – o evento, que também contou com a presença de representantes do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), da Prefeitura de Salvador, Conder e de órgãos reguladores como a TranSalvador entre outros, promoveu dinâmicas e debates que incentivaram a aproximação dos presentes e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com a complementaridade das atividades realizadas.

 

Muitos são os desafios, se entendido o papel fundamental da bicicleta também como veículo ideológico para construção de uma sociedade que ressignifique eticamente a vida comunitária. Nesse contexto, foi elaborado em conjunto com os participantes do evento um elenco de diretrizes, dentre as quais destacamos: 

 

- A definição de uma plataforma de comunicação para o inter-relacionamento dos ativismos do fórum; 

- Busca de atuação com o poder público, com representatividade, por exemplo, na participação da elaboração do Plano Diretor da cidade em andamento; 

- Quantificar, qualificando cientificamente a organização com dados, os ciclistas ativos na cidade. 

 

Essas e outras ações serão então agrupadas em comissões temáticas definidas, para maior aprofundamento nos futuros encontros, em torno do objetivo comum de fazer de Salvador uma cidade amiga da bicicleta, ideal para todos.

 

Para mais informações sobre a cobertura do evento, acesse: https://www.facebook.com/Mobicidadessa"
 

Leia também: 

Ciclo Salvador - Fórum de Usuários de Bicicletas 

Prefeito de Salvador vistoria construção de calçadão e ciclovias 

Bicicleta como meio de transporte vira tendência na capital baiana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário