SP: Metrô da Linha 6-Laranja tem obras iniciadas

O ponto de partida da escavação é a Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó

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Fonte: Gazeta Virtual  |  Autor: Equipe Grupo Leste  |  Postado em: 28 de abril de 2015

Estão previstos 14,5 km e 13 estações

Estão previstos 14,5 km e 13 estações

créditos: Reprodução

 

No dia 13 de abril, o Metrô deu início às obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia ao bairro de  São Joaquim, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

 

O ponto de partida da escavação é a Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó, e trata-se de um projeto de alta complexidade, pois utiliza o que há de mais moderno em mobilidade, tanto do ponto de vista de construção quanto de gestão e operação.

 

São 15,3 km subterrâneos em uma área bastante populosa. “Serão utilizados dois tatuzões, um para a Brasilândia e outro para a São Joaquim”, explicou o governador.

 

A empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja do Metrô é a concessionária Move São Paulo. O valor do contrato é de R$ 9,6 bilhões.

 

“A linha tem que estar operando até 2020.  É a primeira PPP (Parceria Público-Privada) do país completa. O setor privado constrói a obra, compra os trens, faz a parte de energia, de motorização e opera por 19 anos a Linha 6”, disse o governador.

 

CONEXÕES

Quando entrar em operação oferecerá quatro pontos de conexão com a rede metroferroviária: Linha 7-Rubi (Água Branca), Linha 8-Diamante (Água Branca), Linha 4-Amarela (Higienópolis/Mackenzie) e Linha 1-Azul (São Joaquim). Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens. As obras devem gerar cerca de nove mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

 

As futuras estações da Linha 6-Laranja serão: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

 

RUMO À ZONA LESTE

Na segunda etapa do projeto o trajeto tem como destino a Zona Leste, mais precisamente a região da Cidade Líder. Está prevista uma conexão com a futura estação Anália Franco, pela extensão da Linha 2-Verde, em direção a Guarulhos, com o objetivo de ajudar a desafogar a Linha 3-Vermelha.

 

Estão previstos 14,5 km e 13 estações: São Joaquim, Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder.

 

EXTENSÃO LINHA 2-VERDE

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Metrô para saber porque as obras na Linha 6-Laranja foram iniciadas neste momento e as de extensão da Linha 2-Verde ficaram para o próximo semestre. Até o fechamento desta edição, nenhuma resposta havia sido encaminhada. Em outro momento, foi informado apenas que os trâmites burocráticos, caso dos processos das desapropriações, estavam correndo normalmente, e que apenas as obras físicas não haviam sido iniciadas.

 

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Comentários

Michell - 24 de Abril de 2020 às 16:16 Positivo 1 Negativo 0

queremos a Linha 6 - Laranja de Heliópolis (Zona Sul de São Paulo) até o Tanquinho (Santana de Parnaíba)

lluiz carlos simone - 16 de Setembro de 2015 às 07:46 Positivo 0 Negativo 0

muito tarde já deveria está funcionando muito empurra empurra no aguardo o mais urgente torcemos para que tudo de certo.

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