Câmara de BH altera projeto de lei que exigiria "carteira de ciclista"

Vereador incluiu emenda para esclarece que sua proposta é de curso para capacitação de usuários. Especialista diz que texto é contraditório e fere o Código de Trânsito

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Luiza Muzzi  |  Postado em: 13 de maio de 2015

Projeto de lei de Belo Horizonte é alterado

Projeto de lei de Belo Horizonte é alterado

créditos: O Tempo

 

Após polêmica envolvendo a possibilidade de Belo Horizonte passar a exigir “carteira de ciclista” a quem pedala pela cidade, o vereador Daniel Nepomuceno (PSB) voltou atrás. Nesta terça (12), a Câmara decidiu incluir uma emenda ao projeto de lei que prevê a instituição de um curso de capacitação para usuários de bicicletas e outros veículos de propulsão humana.

 

A proposta, que anteontem recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal, após ter sido apreciada na Comissão de Legislação e Justiça, causou espanto entre ciclistas, principalmente em razão de uma suposta obrigatoriedade do porte de um documento similar à Carteira Nacional de Habilitação para o uso da bicicleta.

 

Embora o gabinete do vereador tenha negado qualquer intenção de exigir documentação dos ciclistas, o texto do projeto de lei é contraditório e possibilita a interpretação da obrigatoriedade – o que seria ilegal. “A ideia não tem cabimento. Não é da competência do município alterar um dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro, que é uma lei ordinária federal e já dispõe sobre a necessidade de habilitação para veículos automotores, e não de propulsão humana”, explica o advogado especialista em direito no trânsito Lucas Gontijo.

 

“Trata-se de uma aberração, e mesmo se a Câmara aprovasse, o projeto não poderia ser aplicado”, criticou o advogado, ressaltando que o ciclista que não quiser fazer o curso não poderá ser impedido de andar de bicicleta. “A ideia é estranha, e, além do conflito de competências, não tem nenhuma pertinência até mesmo de como seria viabilizada”.

 

Nota à imprensa
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa e por meio de uma postagem no Facebook, o vereador Nepomuceno pediu desculpas pelo “mal-entendido” e explicou que a proposta tem caráter educativo. Segundo ele, a intenção é oferecer o curso, de forma gratuita e facultativa, aos ciclistas “interessados em conhecer melhor as regras de trânsito”. A reportagem tentou contato com o parlamentar, mas ele estava em viagem para Brasília e não concedeu entrevista.

 

Chefe de gabinete do vereador, Tiago Fantini reconheceu que o texto não foi bem redigido e informou que a emenda, que seria protocolada no início da noite de ontem, traz esclarecimentos em relação a trechos problemáticos do texto do projeto de lei. Além disso, uma reunião com grupos de ciclistas foi agendada para a próxima sexta-feira, às 17h.

 

“A proposta é capacitar os ciclistas, mas não há nenhuma obrigatoriedade. O texto deu uma ambiguidade que precisou ser retirada”, disse Fantini. “Com a emenda deixamos claro que o curso é facultativo, e tiramos a expressão ‘carteira’ para não dar a impressão equivocada da carteira de habilitação. Tiramos também qualquer ônus para o cidadão”, completou. Pelo texto original do projeto de lei, os aprovados no curso custeariam seu certificado e carteira.

 

Conforme as tramitações divulgadas no portal da Câmara Municipal, o projeto de lei seguiu ontem para apreciação da Comissão de Administração Pública. O gabinete do vereador informou, porém, que os trâmites serão paralisados com a apresentação da emenda, devendo ser retomados posteriormente às comissões anteriores.

 

Leia também:
BH na contramão? Projeto que obriga ciclista a ter 'CNH' tem parecer favorável na Câmara Municipal
Em Copenhagen cada quilômetro rodado de carro custa pelo menos seis vezes mais caro do que de bicicleta 
São Paulo lança edital para renovar sistema de bikes públicas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário