Mente esperta e coração tranquilo*

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 163 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 03 de junho de 2015

Ricky Ribeiro: o comando do Mobilize esta em seus

Ricky Ribeiro: o comando do Mobilize esta em seus olhos

créditos: Eduardo Knapp | Folhapress


Caros amigos,


Não costumamos fazer marketing de nossa equipe, mas nesta terça-feira (2) o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, foi destaque em matéria no jornal Folha de S. Paulo. Ele está voltando a trabalhar na consultoria EY depois de 7 anos de afastamento em razão de uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrópica (ELA), mal que lhe roubou todos os movimentos do corpo.


Em sua nova atividade Ricky desenvolverá projetos na área de mobilidade urbana sustentável, assunto que abraçou desde sua estada na cidade de Barcelona, para um curso de pós-graduação, onde aprendeu as vantagens e benefícios de usar o transporte público, caminhar e andar de bicicleta. E foi dessa experiência, quando começava sua luta contra a doença, que nasceu a vontade de criar o portal Mobilize Brasil, em 2011.


Nestes quatro anos ele tem trabalhado 12 a 18 horas por dia, reunindo dados e informações, sugerindo pautas e participando de reuniões, sempre mediado pelo teclado virtual do computador, que ele aciona com os olhos. Planilhas, quadros, tabelas complicadas e milhares de documentos foram produzidos ou editados com esses recursos por este rapaz inquieto e muito dedicado ao trabalho no Mobilize.


Ricky continuará em casa, mas estará todos os dias em contato com seus colegas na EY.  Seu retorno à empresa é também um exemplo importante para outras organizações brasileiras, que relutam em incorporar pessoas que têm alguma deficiência física, embora mantenham o pensamento claro e criativo, como é o caso do físico britânico Stephen Hawking, também vítima da mesma doença.


Outros exemplos de superação são duas blogueiras do Mobilize, Mila Guedes, do Milalá, executiva de RH em uma grande empresa, e Mara Gabrilli, do Direito de Ir e Vir, uma combativa representante das pessoas com deficiência na Câmara Federal. Enfim, todos nós temos nossas limitações e precisamos aprender a vencê-las. 


Graças aos computadores, Ricky viaja conosco todos os dias para Amsterdã, Xangai, Montreal, Paris, Melbourne, Buenos Aires, Medellin e tantas outras cidades que deram saltos de qualidade no transporte urbano. E assim, silenciosamente, de seu quarto-escritório, ele oferece sua parcela de trabalho para melhorar o ir e vir cotidiano em Belo Horizonte, Araguaína, Rio, Brasília, Juiz de Fora e milhares de localidades no Brasil.


Marcos de Sousa

Editor do Mobilize Brasil

* Referência ao mantra da canção “Coração Tranquilo”, de Walter Franco.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário