Semana Multimodal incentiva cidadãos a comparar diferentes formas de deslocamento

Idealizada durante o Dia de Correr ao Trabalho e inspirada no Desafio Intermodal, atividade desafia as pessoas a experimentar um modal diferente por dia numa semana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias/Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de julho de 2015

Escolha uma semana até a Semana da Mobilidade

Escolha um desafio até a Semana da Mobilidade

créditos: Semana Multimodal

 

Há quem faça seus deslocamentos diários utilizando o mesmo meio de transporte todos os dias, sem ter a menor ideia se é o mais eficiente, conveniente, barato ou prazeroso. Para que os cidadãos conheçam melhor o ambiente em que vivem a partir dos diferentes meios de ir e vir, um grupo de ativistas está promovendo a Semana Multimodal. A ideia é que durante uma semana cada participante se coloque nas mais diversas perspectivas: do pedestre ao ciclista, do ciclista ao motorista, do motorista ao passageiro e compartilhe sua experiência na página do evento no facebook.

 

Segundo Silvia Stucchi, uma das fundadoras do grupo Corridaamiga, o exercício de ver a cidade com outros olhos, a partir de diferentes modos de transporte pode fomentar um sistema de mobilidade urbana mais tolerante e respeitoso entre os diversos modais. “Quem sabe, poderíamos começar a enxergar que não há uma única solução para sanar os problemas da mobilidade urbana?” questiona Silvia na página do evento. A proposta surgiu após um encontro entre grupos que discutem a mobilidade urbana em São Paulo, realizado no Aro 27 Bike Café no dia 19 de Junho, Dia de Correr ao Trabalho. Na ocasião participaram além da Corridaamiga o grupo Desbravadores de Sampa, o Cidade Ativa e o Mobilize Brasil.

 

Um dos fundadores dos Desbravadores de Sampa, o designer Hugo Leonardo, defende que para ter uma cidade mais humana, devemos experimentar formas diferentes de nos deslocar por ela. “A consequência desta experiência é a verdadeira percepção sobre a cidade, sobre as pessoas o sobre o tempo gasto no deslocamento realizado em cada modal”, afirma o designer.

 

Iniciado na segunda-feira (13), o autodesafio é aberto a qualquer cidadão e se estenderá até a Semana da Mobilidade, comemorada anualmente do dia 16 ao 22 de setembro, quando é celebrado também o Dia Mundial Sem Carro. Para participar basta que o interessado utilize um meio de deslocamento diferente a cada dia durante 5 dias da semana, registrando o percurso realizado e o tempo gasto. Após os 5 dias de desafio os resultados deverão ser compartilhados na página do evento no facebook e, se quiser, cada um poderá desafiar seus conhecidos a fazer o mesmo. O desafio já começou, escolha uma semana, faça essa experiência e compartilhe na página: Semana Multimodal

 

Leia também:

A maior vitória do cicloativismo

Jane's Walk na capital federal: caminhada e olhar crítico sobre a cidade

Transporte público deixa a desejar nas capitais brasileiras


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário