Cidade com menor frota de veículos motorizados de MG "ostenta" tranquilidade no trânsito

Município de Monjolos, a 250 km da capital mineira, é uma tranquilidade só: são 230 veículos motorizados, menor frota de Minas. Bikes e cavalos fazem sucesso

Notícias
 

Fonte: Estado de Minas  |  Autor: Paulo Henrique Lobato  |  Postado em: 12 de agosto de 2015

Crianças andam a pé ou de bicicleta nas ruas de Mo

Crianças andam a pé ou de bicicleta nas ruas de Monjolo

créditos: Juarez Rodrigues D.A Press

 

Barulhentos bandos de "tô-fraco", como muitos mineiros se referem à galinha-d’angola, cruzam diariamente a Contorno, onde o trânsito de carros é pequeno. A pitoresca cena, estranha aos moradores de Belo Horizonte, é corriqueira em Monjolos, na Região Central de Minas, a 250 km da capital. O pacato município, com 2,3 mil habitantes e cujo nome tem origem na rústica ferramenta que transforma milho em fubá, ostenta o curioso "título" de cidade com menor frota no estado.

 

São 230 veículos: 90 carros, 96 motos, 21 caminhonetes, oito caminhões, oito ônibus, três camionetas, três micro-ônibus e uma motoneta. A estatística, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mostra que a relação entre a frota e o território da cidade (650 km²) é de 0,35 veículo por quilômetro quadrado. Em BH, onde há 1,6 milhão de veículos em 330 km², a relação é de 4,8 mil veículos no mesmo espaço. Motoristas e passageiros em Monjolos não sofrem com problemas típicos das metrópoles, como retenções e congestionamentos. “Os acidentes são raros na área urbana”, garante o sargento Danilo Murta, chefe do destacamento local, com quatro policiais militares.

 

Daí, a meninada aproveita para pedalar nas ruas pavimentadas com paralelepípedos de pedras ou blocos de cimento – as vias de lá não são asfaltadas. “Vou para a escola na bike”, conta André Oliveira, de 12 anos. Já Clayton Fagundes, de 13, usa a magrela para buscar compras no minguado comércio. “Coloco as sacolas no guidom e vou indo”. Durante as pedaladas, eles se deparam com cavaleiros de diferentes idades. É no dorso do Chuvisco, um mangalarga mestiço, que José Maria Guimarães, de 74, vai ao médico, ao banco e à casa de amigos. “Só entro num carro se for para ir em outro município.”

 

Mas a pequena frota também gera desconforto à população. Por causa da irrisória demanda por serviços automotivos, não há em Monjolos posto de combustível, oficina mecânica e centro de formação de condutores. Também não há táxi e ônibus urbanos. A sinalização é precária, com poucas placas e nenhuma faixa para pedestres. Semáforo é outro equipamento estranho ao trânsito local. “Uso meu Palio, ano 2000, para transportar as compras ao meu restaurante. Tenho de abastecê-lo em Santo Hipólito (distante a 12 km)”, lamenta Kleiber Santos da Silva, de 34. O litro da gasolina sai a R$ 3,69 no município vizinho – em BH, o valor médio é de R$ 3,15. Vanderlei Aparecido Medeiros, de 44, é outro que deixa a cidade quando precisa resolver algum problema na documentação de sua moto.

 

A unidade do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) de Diamantina, a 72 km, é a responsável pelo emplacamento dos veículos em Mojolos. “Desse total, 65 km são de terra. Para piorar, a pessoa perde dois dias para emplacar o veículo. No primeiro, o condutor apresenta a papelada ao Detran. No segundo, viaja para o emplacamento”, explica Vanderlei. Outro problema é cursar as aulas em centro de formação de condutores. O mais próximo está em Corinto, a 50 km. “Para economizar tempo e dinheiro, eu fazia de quatro a cinco aulas práticas por dia”, recorda Vanderlei. Ruanito Gomes de Oliveira, de 62, é outro que perde o bom humor quando precisa ir a Corinto para a manutenção de seu caminhão.

 

“Aqui não tem oficina mecânica”, explica o estradeiro, fazendo questão de lembrar do tempo em que Monjolos tinha melhor infraestrutura. “Foi na época do trem de ferro.” Os vagões levavam gente e carga de Corinto a Diamantina. Uma das paradas era em Monjolos. As lembranças de Ruanito retornam à década de 1970, quando os trilhos foram arrancados. “A vida aqui era outra. Eu mesmo vendia bandas de porcos. A população era de 5 mil a 6 mil pessoas”, calcula Ruanito. O fim da linha prejudicou a viagem de quem não tem veículo próprio a cidades vizinhas, como Santo Hipólito, Corinto e Diamantina. Quem precisa ir a esses lugares recorre aos ônibus intermunicipais, à carona ou a transporte ilegal de passageiros (carros e motos). Pelo menos nesse aspecto, o pacato lugarejo tem uma característica em comum à das metrópoles.

 

Emplacar é difícil

Moradores de Monjolos precisam ir a Diamantina para emplacar seus veículos. A cidade está a 72 km de distância da pacata cidade, sendo 65 km de estrada de chão. A população reivindica junto ao poder público que o emplacamento seja feito em Corinto, cuja distância é menor (50 km) e todo trecho é asfaltado. O Detran, porém, informou que não há mudança prevista e que o assunto não é estudado no Departamento. Já o prefeito de Monjolos, Pedro Assis Filho, explicou que a reivindicação da população é antiga e que abrange outras áreas, como educação e cartório. “Coisas do poder público. Se posso complicar, por que vou facilitar?”, ironiza um morador que prefere o anonimato.

 

Leia também:

Idosos a partir de 60 anos já usam de graça os ônibus em Uberaba (MG)

Poluição de carros começa a ser monitorada em MG

BH é repleta de placas que indicam um caminho, mas levam a outro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário