Buenos Aires vai cobrar pedágio no centro histórico

Cobrança passa a vigorar em área de 70 quadras onde estão importantes marcos da cidade como a Casa Rosada, a Praça e a Avenida de Mayo, a catedral e a Calle Florida

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Bruno Felin  |  Postado em: 04 de maio de 2018

Av. de Mayo, em Buenos Aires, onde carros pagarão

Av. de Mayo, em Buenos Aires, onde carros pagarão taxa

créditos: Ben Avener/Flickr

Buenos Aires é a primeira cidade na América Latina, e das poucas no mundo, a adotar a política de cobrança de taxa para a circulação de veículos. A partir de agora, a prefeitura cobrará pelo acesso dos que insistem em usar o carro no centro histórico (chamado Microcentro) da capital e no bairro de Retiro entre 11h e 16h. A capital portenha soma-se à lista que tem como principais nomes Cingapura, Londres, Estocolmo e Milão.

 

A prefeitura de Buenos Aires espera reduzir o trânsito de veículos em 50%, o que significa 35 mil carros na área de 70 quadras e dois quilômetros quadrados que conta com importantes marcos da cidade como a Casa Rosada, a Praça e a Avenida de Mayo, a catedral e a Calle Florida, importante área comercial e turística. 

 

Essa região agrega muitos empregos, especialmente do setor público, e é bem atendida pelos serviços de transporte coletivo: são cinco linhas de metrô, dezenas de linhas de ônibus e duas de Bus Rapid Transit (BRT), além do EcoBici, sistema de bicicletas compartilhadas.

 

As metas da cidade não encerram aí. Até outubro deste ano, a zona de cobrança será dobrada, para 142 quadras. Em 2019, planeja-se ampliar o horário de cobrança para começar às 9h e encerrar às 18h. 

 

Serão 80 câmeras espalhadas para realizar a fiscalização. Os motoristas interessados devem comprovar a disponibilidade de uma garagem para estacionar seus carros e pagarão cerca de US$ 77 por ano. A multa para quem violar as regras será de US$ 65.

 

Veículos e motos usados para entregas, veículos de emergência e de transporte escolar não precisam pagar. Mediante comprovação, também são autorizados moradores da região, pais com filhos que estudam em escolas do perímetro, motoristas com deficiência física ou mobilidade reduzida, veículos e motos de entregas, funerários, de distribuição de jornais e revistas e carros-fortes. Vans de turismo e hotéis com estacionamento também são obrigados a pagar pela permissão. Assim, turistas hospedados serão considerados residentes.

 

Avenida 9 de Julho, uma das áreas onde os carros serão taxados. Foto: Rodrigo Paredes/Flickr

 

Além de servir para incentivar meios mais sustentáveis de transporte, a taxação do congestionamento é uma maneira de equilibrar, a partir da questão financeira, o uso das vias da cidade – um espaço público limitado e de alto valor. 

 

No caso de Londres, a renda extra trazida pela cobrança de pedágio urbano é revertida para melhorias no transporte coletivo. Além dos ganhos de velocidade média no trânsito, pesquisas mostraram uma importante redução no número de acidentes, que caíram 40% entre 2003 e 2014 na megalópole britânica.

 

Existem diversas alternativas para gerar receitas adicionais capazes de contribuir para a melhoria do transporte coletivo – taxar o uso do espaço é uma delas. Não há clareza sobre como Buenos Aires usará a receita adicional, mas transformar o comportamento de quem se desloca diariamente pela região central da cidade é um começo importante.

 

É claro que medidas como essas soam radicais, principalmente se não há o devido trabalho de governança e participação da população. A população de Estocolmo, por exemplo, começou contrária à medida, com pesquisa revelando que 80% da população se opunha à proposta de pagar para usar o carro em determinados horários. Mas, em referendo realizado após a fase experimental, a preferência da maioria da população foi por continuar a iniciativa.

 

O exemplo de Buenos Aires é importante para o contexto latino-americano. Durante o processo de adaptação, será importante a cidade medir os efeitos, mudar algumas regras se necessário, para que os benefícios sejam mais facilmente percebidos pelos argentinos. Haverá protestos, mas o bem da maioria e o incentivo a uma visão mais humana de cidade devem sempre prevalecer.

 

Leia também:
Como Buenos Aires está renovando sua mobilidade urbana
Central Park de NY vai ficar totalmente livre de carros
Buenos Aires quer triplicar zona de restrição a carros no centro
Nova York estuda pedágio urbano para salvar metrô
Mais uma cidade adere ao pedágio urbano



 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário