Cadê as ciclovias do Recife?, questionam ativistas

Cicloativistas de Recife-PE cobram a construção dos 90 km de ciclovias prometidos pela Prefeitura da capital pernambucana

Notícias
 

Fonte: Ameciclo  |  Autor: Marcos de Sousa/ Ameciclo  |  Postado em: 17 de agosto de 2015

Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

Bicicletada no Recife: cobrança pública ao secretário Braga

créditos: Ameciclo


Ativistas da Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife iniciaram um movimento para cobrar da Prefeitura local a execução dos 90 km de ciclovias prometidos pela gestão municipal. O projeto - que integra o Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana - está incluído na Lei Orçamentária do município. Mas não saiu do papel.

Os ciclistas pedem um posicionamento do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga.

Leia o texto na íntegra: 

 

"Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?

Recife é a capital brasileira onde mais se morre no trânsito. Segundo o Observatório Nacional da Segurança Viária, só em 2013, 539 pessoas foram vítimas de acidentes fatais na cidade. Nesta tragédia, quem mais sofre são os pedestres e ciclistas já que as calçadas e redes cicláveis ou não existem ou não oferecem boas condições de uso.

 

A Prefeitura do Recife deu um importante passo ao aderir ao Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana, que foi elaborado pelo Governo do Estado. Este Plano prevê a construção de 90 km de redes cicláveis no Recife em seus dois primeiros anos (2014 e 2015), a um custo de R$ 13 milhões para a cidade.

 

Mas, estamos chegando ao final deste período e, infelizmente, quase nada foi feito: até agora não foi construído nem um quilômetro das ciclovias previstas! A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 destina R$ 196 milhões para a gestão da mobilidade e da acessibilidade do Recife.

 

Ou seja: dinheiro a Prefeitura tem, o que falta é priorizar a construção das ciclovias. O prazo definido para começar a implantação termina em alguns meses e a verba da LOA para 2015 não poderá ser utilizada em 2016.

 

Cansamos de prazos para inglês ver! Se há dinheiro para mobilidade, a Prefeitura precisa cumprir o que prometeu e implantar as ciclovias previstas no Plano Cicloviário. Afinal, a atual gestão não quer fazer do Recife uma Cidade das Pessoas? Andar de bicicleta é uma ótima forma de convidar as pessoas a viver a cidade!

 

Ambos os prazos - para execução da verba da LOA e para a iniciação do PDC - terminam em dezembro. O Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, tinha a responsabilidade de executar ao menos um quilômetro de ciclovias antes disso, mas até agora quase nada foi feito. Por isso, chegou a hora de os recifenses se unirem e dizerem ao Secretário que essa deve ser uma prioridade da sua gestão. Juntos, vamos lotar a caixa de entrada do Secretário e pedir a implantação do Plano Cicloviário! Sem novos prazos!

 

Mande sua mensagem e diga a João Braga que você quer ver as obras do Plano Cicloviário até o final de 2015! Vamos todos perguntar ao Secretário de Mobilidade da Prefeitura: "Braga, #CadêAsCiclovias do Recife?" 

 

Para "botar pressão no Braga", acesse a página da Ameciclo e mande sua mensagem:
http://paneladepressao.nossascidades.org

Fontes:
Controle de pedidos de informação sobre a PDC por membros da AMEciclo
Link do Plano Diretor Cicloviário
"Plano aponta 590 km de rede cicloviária na RMR até 2024"
Mapa da demanda de Ciclovias CTTU + Contagem de ciclistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário