Rio de Janeiro lança mapa colaborativo para usuários de bicicletas

Cariocas poderão denunciar assaltos, ausência de ciclovias, falta de respeito no trânsito, carência de paraciclos entre outros problemas

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Armando Cardoso  |  Postado em: 20 de agosto de 2015

Mapa colaborativo mostra demandas e denúncias

Mapa colaborativo mostra demandas e denúncias

créditos: CPI das Bikes

 

A partir de hoje (19), a população da cidade do Rio de Janeiro passa a contar com um mapa colaborativo em um site criado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bikes, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e pela organização não governamental (ONG) Meu Rio. Por meio da plataforma, os cariocas poderão denunciar assaltos, ausência de ciclovias, falta de educação no trânsito e falta de bicicletários, entre outros problemas.

 

A CPI das Bikes foi criada em junho, após a morte do médico Jaime Gold, esfaqueado depois de ser abordado por jovens enquanto pedalava na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. O objetivo da comissão é investigar denúncias de roubo de bicicletas e revenda de peças, além de criar mecanismos para melhorar a situação do ciclista na cidade. De acordo com o presidente da CPI, vereador Jefferson Moura (PSOL), a ferramenta surgiu com a necessidade de se criar um canal direto entre a população que utiliza bicicleta na cidade e a comissão.

 

"Quem usa bicicleta poderá se situar no mapa e conhecer os problemas mais comuns dos ciclistas na cidade. A ferramenta serve, principalmente, para essas pessoas se comunicarem com a CPI de forma educativa, autônoma e com a garantia de que serão ouvidas. Todo o material levantado será encaminhado para o Poder Público para formulação de políticas voltadas para os ciclistas", afirmou Moura.

 

Integrante da ONG Meu Rio, João Mauro Senise informou que a inspiração para criação do site partiu de outra iniciativa da organização. "Fizemos reunião com a CPI e alguns grupos para entender se eles tinham demandas específicas para registro. Agora, qualquer um pode entrar e relatar seu problema. A ideia do mapeamento em tempo real veio da experiência sobre a ausência de árvores na zona norte do Rio, quando tivemos grande participação dos cidadãos. Outras iniciativas podem se inspirar nessa plataforma."

 

O profissional autônomo José Henrique Nunes, de 49 anos, usa a bicicleta para trabalhar e disse que utilizará o programa para relatar a falta de respeito com os ciclistas no trânsito. "Já aconteceu de eu estar pedalando e um motorista mandar eu tirar a bicicleta da rua, ir para a calçada, que  é do pedestre. As pessoas precisam aprender as regras, o espaço de cada um e a compartilhar a rua", concluiu.

 

Leia também:

O caminho para reduzir as emissões no setor de transportes

Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana?

Apesar de promessa ao COI, Rio não interliga regiões olímpicas por ciclovias

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário