Governo federal e municípios do Alto Tietê discutem em Mogi (SP) elaboração do PlanMob

Evento reuniu cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e litoral para tratar de diretrizes que ajudem os municípios a elaborar ou revisar seus Planos de Mobilidade Urbana

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes  |  Autor: Prefeitura de Mogi das Cruzes  |  Postado em: 21 de agosto de 2015

Reunidos representantes de diversos municípios

Reunidos representantes de diversos municípios

créditos: Prefeitura de Mogi das Cruzes

 

Foi na manhã desta quinta-feira (20/08), a abertura da Oficina para a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, organizada pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. O evento reuniu representantes de municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e litoral e discutiu diretrizes para que os municípios elaborem ou revisem seus planos.

 

“A questão da mobilidade urbana é um grande desafio, mas algo prazeroso porque estamos discutindo o futuro de nossas cidades. As dificuldades são imensas e, por isso, precisamos de bons planos de mobilidade para os municípios e também que isso seja discutido de forma regional”, destacou o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, ao lado da analista de Infraestrutura da Semob, Martha Martorelli.

 

O prefeito lembrou que Mogi das Cruzes iniciou a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da história da cidade, com investimentos de R$ 128,8 milhões. A obra terá dois túneis, que farão a transposição da linha férrea na região central da cidade, ligando a rua Doutor Ricardo Vilela à rua Hamilton da Siva e Costa e a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros. “É uma grande obra, que vai acabar com as porteiras, que param o trânsito do Centro de Mogi das Cruzes. É uma intervenção que pode criar um desconforto durante um tempo, mas que será importante para o crescimento da cidade no futuro”, disse.

 

Durante a manhã, os participantes da Oficina para a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana assistiram a uma palestra sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana com foco no Plano de Mobilidade Urbana. Além disso, foi realizada uma dinâmica com o tema “Diagnóstico da Mobilidade Urbana”. Já durante a tarde, o assunto da palestra foi “Elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana” e uma nova dinâmica foi realizada.

 

Mogi das Cruzes já possui os Planos Municipais de Trânsito e de Transporte, que, juntos, formam o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Além disso, está em andamento, a atualização do documento, que está sendo desenvolvida pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, os municípios com mais de 20 mil habitantes precisam ter o Plano de Mobilidade Urbana aprovado e transformado em lei, fazendo parte do Plano Diretor e enviado ao Ministério das Cidades, para ter direito a receber recursos federais para obras na área de mobilidade urbana.

 

Leia também:

Câmara Técnica de Mobilidade do Alto Tietê (SP) cobra investimentos da CPTM

Ampliação da calçada em Mogi das Cruzes (SP) estimula comércio local

Calçadas esburacadas são desafio para pedestres em Mogi (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário