Ciclovia ganha mudas de árvores em SP

Ciclistas, moradores do bairro e escoteiros participaram do mutirão deste sábado (19), em São Paulo. O evento lembra o Dia da Árvore e a Semana da Mobilidade

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Fábio Miyata  |  Postado em: 19 de setembro de 2015

Crianças participaram ativamente do plantio

Árvores: promessa de sombra para futuros ciclistas

créditos: Fábio Miyata


Neste sábado (19), ciclistas, moradores, escoteiros e a subprefeitura do Butantã, na zona oeste de São Paulo, realizaram o plantio de 104 mudas na ciclovia da Av. Eliseu de Almeida. A atividade começou às 8h e terminou no meio da manhã. simplesmente porque as mudas se acabaram, explicou Fábio Miyata, ciclista e colaborador do Mobilize. "Se tivéssemos umas 700 mudas teríamos chegado até Estação Butantã do metrô", avalia Miyata.


Mais árvores
A atividade marcou o início do projeto paisagístico da ciclovia, que contará ainda com outras 461 mudas, plantadas até o final do ano no trecho entre as ruas Camargo e Levon Apovian. Neste sábado foram plantadas espécies frutíferas atrativas de aves e ornamentais, escolhidas por serem nativas do Brasil, não prejudicarem a estrutura ao crescer e, ao mesmo tempo, proverem sombra à ciclovia. São elas: ipê-amarelo, ipê-branco, caroba, grumixama, quaresmeira, cereja-do-rio-grande, jenipapo, pau-formiga, aldrago, araçá e jerivá.

 Moradores, ciclistas e crianças de um grupo escoteiro da região participaram da ação. Foto: Fábio Miyata
 

Uma história bonita
A demanda pela arborização da ciclovia da av. Eliseu de Almeida vem desde a inauguração do primeiro trecho, quando vários moradores da região passaram a plantar árvores espontaneamente ao longo da estrutura. Em setembro do ano passado, houve uma reunião entre ciclistas locais e a subprefeitura do Butantã. Naquela ocasião, frente ao desejo já existente da população, uma parceria com a sociedade civil para que um projeto de arborização acontecesse foi proposta, entusiasmando os presentes. Este projeto se inicia agora, neste final de semana. 
 

 Veja um vídeo do mutirão: 

 

Gostou da ideia? Então, transmita o exemplo a outros locais onde existam ciclovias/ciclofaixas implantadas em vias áridas, sem verde nenhum. O bem-estar de quem pedala é um incentivo aos que querem aderir à bicicleta como meio de transporte. Então, não deixe por menos, Mobilize-se!  

Leia também:
Em Teresina, dezenas de árvores são cortadas para a construção de um terminal de ônibus
Cuidado, Árvores! 
Vem aí a Semana da Mobilidade Urbana. Programe-se!


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário