Curitiba reduz limite de velocidade para 40 km/h na área central

Medida passou a valer na última sexta (18). Prefeitura espera reações negativas e diz estar preparada

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Estelita Hass Carazzai  |  Postado em: 21 de setembro de 2015

Velocidade permitida foi reduzida para 40 km/h

Velocidade máxima foi reduzida para 40 km/h

créditos: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress

 

Foi anunciado na última sexta-feira (18) a redução da velocidade na área central de Curitiba para 40 km/h. Antes, o limite permitido na maioria das ruas dessa região variava de 50 km/h a 60 km/h.

 

A medida segue o exemplo da cidade de São Paulo, que implantou há dois anos a Área 40. Hoje, há oito delas, em todas as regiões.

 

Na capital paranaense, o projeto inclui também plantio de árvores, sinalização turística para pedestres, vagas vivas (os parklets, minipraças instaladas no espaço de vagas de carros, de São Paulo) e reforma de calçadas.

 

"São Paulo trabalhou apenas a velocidade. Nós queremos uma área diferenciada em todos os aspectos, para humanizar a cidade", diz o diretor da secretaria de Trânsito, Mauricio Razera.

 

A "Área Calma", como é chamada, fica na região mais central de Curitiba, onde estão o calçadão da Rua XV, o prédio da Universidade Federal do Paraná e o Passeio Público. São 140 quarteirões, num perímetro de um quilômetro de diâmetro, onde passam 700 mil pessoas por dia.

 

A meta do projeto é reduzir o número de acidentes com morte. Curitiba tem o compromisso de baixá-los pela metade até 2020.

 

Na área abrangida pelo projeto, 12 pedestres morreram atropelados nos últimos três anos. A velocidade foi um dos principais fatores dos acidentes: levou a 30% deles.

 

"A 40 km/h, o risco de um pedestre morrer ao ser atingido é de 20%. A 50 km/h, aumenta exponencialmente, para 50%", diz Razera.

 

Reações

 Na sexta, começou a instalação de placas e sinalização, além da distribuição de panfletos explicativos a motoristas e pedestres. A fiscalização, com radares e multas, começará no dia 16 de novembro.

 

A prefeitura diz estar preparada para reações negativas. No ano passado, a cidade implantou, em apenas uma das avenidas mais centrais de Curitiba, a Via Calma, com velocidade de 30 km/h e ciclofaixa. Motoristas e moradores reclamaram de congestionamentos.

 

"Mas, no andar da carruagem, as abóboras se assentam e o povo começa a entender o objetivo", diz Razera.

 

Para o engenheiro, não é possível continuar priorizando o carro. Curitiba tem o maior índice de motorização do país: quase um veículo por habitante (a taxa é de 0,8).

 

"Isso de perder tempo dentro do carro não vai ter mais volta", afirma ele. "Não temos mais espaço. Vamos ter que aprender a conviver com o que temos. E qualquer modal individual vai acabar em desvantagem."

 

Leia também:

Vem aí a Semana da Mobilidade Urbana. Programe-se!

Custa muito construir uma calçada?

Tarifa de ônibus de Curitiba subiu mais que o dobro da inflação desde 1994


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário