Quem usa a bicicleta na cidade de São Paulo?

Pesquisa divulgada pela Ciclocidade nesta segunda-feira traça um perfil inédito dos ciclistas urbanos da capital paulista

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Fonte: Ciclocidade  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 22 de setembro de 2015

Zé Lobo, da Transporte Ativo discursa na apresenta

Zé Lobo, da Transporte Ativo discursa na apresentação

créditos: Fabio Miyata

 

* Com informações da Ciclocidade

 

Em evento realizado no Itaú Cultural nesta segunda-feira (21) a Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de SãoPaulo), em parceria com a ONG Transporte Ativo, divulgou os resultados do levantamento: Perfil de Quem Usa a Bicicleta na Cidade de São Paulo - um documento inédito sobre o comportamento do usuário da bicicleta na capital paulista. O mapeamento que contou com apoio do banco Itaú é considerado um dos mais abrangentes já feitos no município com relação ao comportamento dos usuários do modal.

 

Para aferir dados relativos a renda; idade; profissão; motivos para escolher a bicicleta como meio de transporte e desenvolver avaliações sobre a qualidade dos deslocamentos feitos por bicicletas, das estruturas cicloviárias existentes e da sinalização viária, foram aplicados quase 1.800 questionários durante todo o mês de agosto de 2015.

 

Os resultados apontaram uma variação, por exemplo, no uso de bicicleta por mulheres em relação ao total de usuários nas áreas central (23%), intermediária (12%) e periférica (9%). Com relação a idade, os números mostram que quase 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos e cerca de 30% de 35 a 44 anos. O nível de escolaridade dos ciclistas também vaira, com predominância de 44% com Ensino Médio completo e 30% com Ensino Superior. Outra variante da pesquisa foi a renda dos usuários da bicicleta, com 27% na faixa entre 1 e 2 salários mínimos e 19% entre 2 e 3 salários mínimos. Segundo a interpretação dos dados pelos pesquisadores, enquanto na área central a variação da renda dos ciclistas é mais equilibrada, nas áreas intermediária e periférica a predominância de ciclistas com rendas até 3 salários mínimos se mantém.

 

Informações como a frequencia ou o tempo de uso da bicicleta; a intermodalidade; envolvimento em acidentes; a razão do uso do modal e o tempo de deslocamento também foram aferidos na pesquisa. A partir do cruzamento destes resultado o relatório final que estará disponível para consulta em breve possibilita diversas interpretações, como a percepção de segurança nos percursos, a relação idade por distância percorrida entre outros dados inéditos. "O cruzamento destas informações nos possibilitou, por exemplo, comprovar que a infra-estrutura cicloviária induz a demanda", confirmou o diretor de participação da Ciclocidade, Daniel Guth.

 

Além de Guth, compuseram a mesa de apresentação dos resultados o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto; a diretora de planejamento cicloviário da CET SP, Suzana Nogueira; o presidente da ONG Transporte Ativo, Zé Lobo e a superintendente de relações institucionais do Banco Itaú, Luciana Nicola.

 

Mais imagens na galeria de fotos do evento: Lançamento do perfil dos ciclistas paulistanos

 

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