Plano cicloviário de Pernambuco é debatido em audiência pública

Ciclofaixas não são respeitadas e ciclistas dividem espaço com carros. Deputado Edilson Silva questionou por que o projeto está parado

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 24 de setembro de 2015

Audiëncia aconteceu nesta quarta-feira na Alepe

Audiëncia foi nesta quarta-feira (23) no Recife

créditos: Alepe

 

Uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (23) na Assembleia Legilsativa de Pernambuco (Alepe) discutiu o plano diretor cicloviário do estado. O deputado Edilson Silva (PSOL), que convocou a reunião, questionou por que o projeto está parado. De acordo com o governo estadual, a Região Metropolitana do Recife tem 50 km de ciclovias e ciclofaixas, mas o projeto é ter 546 km. A Secretaria de Turismo destacou que precisa de outros projetos para poder executar o que está no papel.

 

“A gente já está tendo reuniões para avaliar e analisar os projetos tanto do corredor Norte-Sul como do Leste-Oeste, e toda a rede cicloviária que faz parte do estado, que seriam 249 quilômetros de ciclovia metropolitana”, explicou Rosaly Almeida, que é gerente de ciclomobilidade da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco. Segundo ela, o projeto conceitual está sendo elaborado para ser apresentado ao governo e às prefeituras.

 

Edilson Silva destacou que a gestão pública deve abrir espaço nas vias públicas para as bicicletas. “Particularmente não vejo como resolver o problema da mobilidade sem investir na ciclovia e no transporte sobre trilhos. Nesse caso é um investimento mais pesado e de longo prazo, e o investimento em ciclovia é necessário e viável”, destacou o deputado.

 

Problemas

Na PE-15, uma ciclofaixa foi improvisada, às margens da rodovia, mas nem parece que é um espaço destinado às bicicletas. Há carros estacionados, lixo espalhado e até um trecho de uma passarela que nunca foi instalada. “Às vezes tem muito buraco e a gente tem que ir para a pista”, reclamou o técnico em refrigeração Carlos Henrique da Silva.

 

Os motoristas também reclamam do perigo de ter que dividir o mesmo espaço com os ciclistas. “Deveria ter uma faixa separada para eles, mas não tem”, disse o representante comercial Rafael Monteiro. O autônomo Edvaldo Lourenço, que depende da bicicleta para trabalhar, concorda. “Tem que ter muita atenção, porque com qualquer vacilo pode acontecer um desastre”, disse.

 

A reportagem do NETV 1ª Edição desta quarta-feira (23) também circulou por algumas ciclofaixas e fez flagrantes de motoristas e ciclistas desrespeitando as normas de trânsito. Em Afogados, na Zona Oeste do Recife, há uma ciclofaixa na Rua Cosme Viana, mas não há sinalização. Mais à frente, o asfalto está sinalizado, mas carros, motos e até uma ambulância invadem a faixa. Ciclistas também foram flagrados ultrapassando o sinal vermelho, trafegando bem perto de pedestres.

 

A Prefeitura do Recife informou que tem equipes fazendo rondas para fiscalizar as ciclofaixas. A multa para quem for flagrado passando de carro ou moto pela faixa é de R$ 191,54, além de sete pontos na carteira de habilitação. A infração é gravíssima.

 

Segurança

Quem anda de bicicleta, seja na ciclofaixa ou na pista, dividindo espaço com os carros, precisa prestar muita atenção. O coordenador do Pedal Clube, Odilon Dias, explica que é preciso manter o fluxo, circulando no mesmo sentido dos carros. O Pedal Clube, que foi fundado há 28 anos, promove passeios de bicicleta.

 

“[É preciso] procurar andar na direita, nunca na esquerda, porque é contramão. Parar nos sinais vermelhos, não andar de bicicleta utilizando o celular. Se for usar fone de ouvido, use só um lado, para poder ouvir melhor o trânsito e se defender”, orienta Dias. Ele lembra também que o ciclista que for atravessar a faixa de pedestres deve descer da bicicleta.

 

A sinalização também é importante para os ciclistas. “Ele deve sinalizar com os braços. Se vai entrar à direita, levanta a mão esquerda, se vai entrar à esquerda, é só esticar, alongar o braço. Esses pequenos avisos evitam acidentes”, pontua Odilon. 

 

Leia também: 

Faixa para ônibus e ciclovia começam a funcionar em Petrolina (PE) 

Apesar dos problemas, BRT de Recife é aprovado pelos passageiros 

Bicicletas invisíveis 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário