Faixa para ônibus e ciclovia começam a funcionar em Petrolina (PE)

Sinalização começa a funcionar a partir desta terça-feira (8). Guardas de trânsito estarão no local para orientar os motoristas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Taísa Alencar  |  Postado em: 08 de setembro de 2015

Ciclofaixa na Avenida Guararapes em Petrolina

Ciclofaixa na Av. Guararapes, em Petrolina

créditos: Juliane Peixinho

 

Começa a funcionar a partir desta terça-feira (8), a nova sinalização horizontal da Avenida Guararapes, Zona Central de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Depois das motofaixas, implantadas no mês de agosto, agora os motoristas precisam ficar atentos à faixa exclusiva para ônibus e bicicletas. A medida foi tomada como forma de otimizar o fluxo de veículos no local, garantido maior segurança e agilidade para o transporte coletivo de passageiros.

 

Segundo o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, nos primeiros 15 dias o trabalho realizado pelo órgão será de orientação. “Nessas duas semanas nossos agentes estarão nas ruas para orientar os motoristas em que ponto específico eles podem acessar a faixa de ônibus, caso precise fazer uma conversão e onde podem sair dela. Da mesma forma vai acontecer com os ônibus que terão o local exato onde podem entrar e sair da faixa exclusiva. Os agentes da EPTTC vão ficar exatamente nesses pontos”, explica.

 

Quando for concluído o trabalho de orientação, o órgão fará fiscalização ostensiva na Avenida Guararapes. “Será feito com a ajuda dos agentes, para conscientizar e informar e também utilizando o monitoramento pela câmeras que conseguem visualizar toda a extensão da Guararapes”, disse Paulo. O diretor-presidente da EPTTC lembrou da importância da mudança para o trânsito de Petrolina. “Através de pesquisas realizadas em maio e junho, para o Plano de Mobilidade, vimos a quantidade de veículos que circulam na Guararapes. Da forma que estava, com todo tipo de veículo misturado, não dava para transitar de forma segura e correta. Com isso vimos a necessidade urgente de mudar o trânsito. Até para que o transporte coletivo trafegue com mais fluidez, para chegar aos locais de forma mais pontual”, destacou.

 

A medida adotada na Avenida Guararapes também pode ser levada para outros pontos da cidade. “Estamos avaliando se essa faixa pode ser colocada nas Avenidas Joaquim Nabuco e Fernando Góes. Estamos fazendo o estudo para saber se vai ser necessário. Depois que consolidar essas informações e se for constatado a necessidade, pode ser que se estenda para essas outras áreas”, ressaltou.

 

Horários

De segunda a sábado, das 20h às 6h e nos domingos e feriados, a faixa será exclusivamente para os ciclistas. Já das 6h às 20h, a faixa será para o uso de ônibus, vans, táxi e mototáxi com passageiros.

 

Leia também:

Em Petrolina (PE), plano de mobilidade urbana terá plataforma interativa 

Em Petrolina (PE), passageiros poderão emitir gratuitamente o Bilhete Integrado 

Um legado que não tem previsão para ser entregue 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário