Estruturas cicloviárias de Curitiba passam por vistorias

Atividades de avaliação de vias cicláveis na capital, iniciadas ontem (13) serão realizadas pela Prefeitura em parceria com ciclistas

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 14 de outubro de 2015

Fiscalização teve início nesta terça-feira (13)

Fiscalização teve início nesta terça-feira (13)

créditos: SMCS

 

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou nesta terça-feira (13) um trabalho de vistorias em estruturas cicloviárias de Curitiba. As atividades serão realizadas em parceria com ciclistas e fazem parte das iniciativas propostas na primeira reunião mensal que a secretaria realizou em setembro com representantes da área de ciclomobilidade na cidade.

 

“A intenção é que essas reuniões mensais com os ciclistas não sejam apenas teóricas, mas tenham encaminhamentos práticos, seja através das vistorias das estruturas ou da necessidade do apoio dos ciclistas em projetos da Setran, como o da Bicicleta no Seu Bairro, e também em ações em escolas da rede municipal”, diz Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran. A reunião com os ciclistas segue o modelo adotado pela Setran de reuniões mensais com outras categorias – como motofrentistas, taxistas e motoristas do transporte coletivo –, que estão sendo realizadas desde o ano passado.

 

A primeira vistoria foi realizada nos passeios compartilhados das avenidas Sete de Setembro e Gen. Mário Tourinho. Outros trechos que serão vistoriados estão nas vias cicláveis da Rua Eng. Rebouças (Rebouças), Av. Pres. Getúlio Vargas (Água Verde), Rua João Bettega (CIC), Rua Pedro Gusso (CIC), Rua Aluízio Finzetto (Prado Velho).

 

“A proposta é avaliar a estrutura já existente, verificar os detalhes mais importantes nas ciclovias e passeios compartilhados que podem ser melhorados, como a sinalização, o que pode ser feito de correção nos cruzamentos para facilitar o trajeto do ciclista”, diz o representante do movimento CicloIguaçu, Cristiano Pedro Rosa.  A Setran realizará alterações de estrutura que estão em sua alçada e irá sugerir outras mudanças aos órgãos responsáveis.

 

Na Av. Sete de Setembro, a partir da Praça do Japão, no sentido Av. Gen. Mário Tourinho, há passeio compartilhado dos dois lados da rua. “Uma sugestão que surgiu nesta vistoria é de uma das duas estruturas se tornar uma ciclovia de mão dupla e a outra ficar para as caminhadas exclusivas dos pedestres. Ambos os lados da via têm calçadas amplas e a implantação de ciclovia não atrapalharia os pedestres”, diz Goura.

 

Na Av. Gen. Mário Tourinho, no trecho entre a Av. Sete de Setembro e o Parque Barigui, foram verificados alguns conflitos entre pedestres e ciclistas. Dessa forma, deverá ser feito um reforço da sinalização horizontal (pinturas) para indicar o compartilhamento, a verificação e alteração de placas e mobiliários urbanos que estão no meio do trajeto e também um melhor nivelamento em alguns cruzamentos, para dar mais conforto na travessia dos ciclistas. “A ideia é que esse percurso das avenidas Sete de Setembro e Gen. Mario Tourinho se torne uma ligação da Via Calma da Sete com o Parque Barigui. Além de uma demanda de transporte, o trecho também pode ser uma opção para quem pretende se dirigir ao parque para o lazer”, afirma o assessor da Setran.

 

Leia também:

Em Curitiba, 82% dos passageiros usam internet dentro do ônibus

Curitiba reduz limite de velocidade para 40 km/h na área central

Tarifa de ônibus de Curitiba subiu mais que o dobro da inflação desde 1994


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário