A partir do dia 18, Av. Paulista será aberta às pessoas todos os domingos

Prefeitura defende a intervenção como "política pública" anulando parecer do MP que a tratava como "grande evento", característica que impediria sua realização

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias/ Mobilize  |  Postado em: 15 de outubro de 2015

Intervenções artísticas, brincadeiras, música e mu

Intervenções artísticas, brincadeiras, música e muito mais

créditos: Mobilize Brasil (arquivo)

 

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura de São Paulo anunciou sua decisão de abrir a avenida Paulista todos os domingos, das 9h às 17h. A decisão se dá mesmo após comunicado do Ministério Público que sugeria ao poder público municipal deixar ao menos duas faixas de rolamento livres para os automóveis.

 

O MP pautava-se por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pela prefeitura em 2007, que permitia que a avenida fosse fechada para carros para grandes eventos em apenas três ocasiões: durante a Parada do Orgulho LGBT; a Corrida de São Silvestre; e o Reveillon. A prefeitura, no entanto, entendeu que democratizar o uso do espaço público, no caso abrir a avenida Paulista para as pessoas, é uma política pública e não um grande evento, respeitando, portanto, o TAC.

 

Apoio popular

Militantes do movimento PaulistaAberta contestaram o posicionamento do MP, alegando que a medida tornaria o espaço menos atraente e mais perigoso, limitando o número potencial de usuários, e comemoraram a decisão da Prefeitura. Diversos grupos já preparam uma grande ocupação do espaço para o próximo domingo. Uma bicicletada foi marcada para as 8h30 da manhã por um grupo no facebook; bike foods e bike cafés foram convocados; espaços de entretenimento e performances artísticas também devem ocupar a avenida já no próximo domingo (18) em mais uma celebração do espaço público sendo devolvido às pessoas.

 

Acesso de moradores

Os moradores da avenida, usuários dos hospitais e frequentadores do clube Homes terão uma faixa de acesso à avenida, serão acompanhados de agentes da CET da saída dos lotes até a primeira esquina, podendo trafegar com limite máximo de velocidade de 10km/h. A medida visa atender parte das demandas dos moradores do entorno da avenida, que questionavam principalmente o acesso de ambulâncias e de pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Audiências Públicas

Diversas subprefeituras realizaram audiências públicas no último mês para discutir as "Ruas de Lazer", inclusive a subprefeitura da Sé, cuja audiência sobre a abertura da Paulista ocorreu no vão livre do Masp. Já que a justificativa da prefeitura para a abertura da Paulista é de "política pública", a Promotoria já começou a cobrar que a mesma medida seja tomada em outros bairros, especialmente na periferia da cidade, considerando também a readequação dos Clubes Municipais.

 

Leia também:

Tempo de travessia para pedestres em SP tem que ser repensado

Ministério Público rejeita a abertura da Paulista aos domingos para as pessoas

Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário