Custo-benefício - o táxi e o Uber na capital mineira

Editorial do jornal O Tempo, de BH, sobre as políticas públicas envolvendo o sistema de táxi e o aplicativo Uber

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Editorial  |  Postado em: 14 de dezembro de 2015

Motorista do Uber cercado por taxistas

Motorista do Uber cercado por taxistas

créditos: Reprodução/Youtube

 

A batalha entre taxistas e o aplicativo Uber ganhou mais um capítulo. A PBH alterou o sistema de táxi na capital via decreto e criou a categoria de táxi Premium, numa tentativa de minar o crescimento da multinacional. O novo decreto estipula que até 750 novos veículos de luxo passarão a circular pelas ruas; por ora, não interfere na tramitação do PL 1.797/2015 na Câmara de Vereadores, que proíbe o Uber como existe hoje.

 

A revolta dos taxistas contra o aplicativo não é exclusividade do Brasil. O Uber tem tido problemas para se estabelecer nos mercados mundo afora, pelas dificuldades impostas pelos governos locais, geralmente pró-táxis. No entanto, as atuais políticas para o serviço não são suficientes para atender à demanda da sociedade. O Uber é melhor e mais barato que o táxi. E, se vingar, o Premium será melhor que o táxi, mas mais caro.

 

No Brasil, a animosidade dos taxistas com o Uber produz intensas manifestações nas maiores cidades do país, chegando ao extremo do cometimento de sequestros e agressões contra motoristas do aplicativo. Em quase todos os lugares, o poder público tem se mostrado despreparado para enfrentar o desafio de contestar, legalmente, um serviço de transporte individual privado previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Para um leitor, a implantação do Premium é uma medida paliativa. Ao criar algo similar ao Uber, o poder público faz média com uma corporação, reconhecendo que ela tem direito a uma reserva de mercado. Em mais uma de suas tiradas desastradas, o Executivo declarou que “nós não precisamos de vocês”. Ele deveria ouvir os usuários, que são a parte que tem sido menos ouvida pelos representantes do Executivo e do Legislativo.

 

O governo de Belo Horizonte deveria mudar de atitude, convocando a população a se manifestar. Na era de TI, o atual modelo, unilateral, com decisões que partem do Executivo e do Legislativo, exclusivamente, está esgotado.

 

Leia também:

Uber lança versão concorrente ao ônibus nos Estados Unidos

Cidades acessí­veis. Para todos

Motoristas do Uber e taxistas debatem em Brasília a legalidade do serviço

 
 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário