Ônibus 100% elétrico de 15 metros é apresentado em SP

De acordo com empresa, veículo tem autonomia de 265 quilômetros e pode operar em 90% das rotas de transporte coletivo com apenas uma carga noturna

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 16 de dezembro de 2015

Ônibus de 15 metros vai ser testado em São Paulo

Ônibus de 15 metros vai ser testado em São Paulo

créditos: Divulgação BYD

 

A fabricante chinesa BYD apresenta nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, na região central de São Paulo, um ônibus 100% elétrico que depende apenas de baterias para funcionar com 15 metros de comprimento e três eixos. As emissões de poluentes são zero durante a operação e o nível de ruído é baixo. As informações são da própria fabricante ao Blog Ponto de Ônibus.

 

O modelo K 10-A possui baterias de Fosfato de Ferro e, de acordo com a fabricante, tem uma autonomia de 265 quilômetros sem ar condicionado. Com o equipamento de refrigeração em funcionamento, a autonomia pode ser menor dependendo do trajeto.

 

A BYD já testou em São Paulo o K 9, de 12 metros, modelo que já circula em cidades do mundo, inclusive em Campinas, no interior de São Paulo, onde a fabricante instalou uma planta industrial. Também foi testado o K 11, ônibus de 18 metros articulado, que deve ter uma versão de carroceria com as especificações da SPTrans, gerenciadora de São Paulo, e em Porto Alegre, o K 7, um micro-ônibus  100% elétrico também roda experimentalmente.

 

Segundo a BYD, o veículo possui maior capacidade de passageiros com autonomia semelhante ônibus convencional. A lotação é de 95 passageiros, entre sentados e em pé, e o peso bruto é de 26 toneladas.

 

O veículo vai percorrer linhas de São Paulo.

 

CONFIRA A FICHA TÉCNICA:

k10-2


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.


Leia também:

Ônibus Natalinos em São Paulo começam a circular neste final de semana 

Em São Paulo ativistas pintam corpos no asfalto em protesto por mortes de pedestres 

Primeiro seminário internacional voltado exclusivamente à mobilidade a pé tem início em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário