Manaus prepara cartilha "Calçada Legal"

Objetivo é estimular moradores e proprietários de imóveis a refazer calçadas que estejam fora do padrão municipal

Notícias
 

Fonte: Mobilize/Implurb  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 12 de janeiro de 2016

Nova calçada na av. Djalma Batista, em Manaus

Nova calçada na av. Djalma Batista, em Manaus

créditos: Marinho Ramos/Semcom


A Prefeitura de Manaus anuncia que a cidade terá nos próximos meses uma cartilha voltada ao cidadão sobre como construir, conservar e ter uma “Calçada Legal”, dentro de padrões urbanísticos e da legislação municipal. 

 

O pontapé inicial do trabalho foi dado no dia 6 de janeiro, quando representanes das instituições participantes do projeto estiveram no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em uma reunião para apresentar e discutir os primeiros esboços da futura cartilha.

 

A publicação, segundo a prefeitura, pretende mostrar aos cidadãos como conseguir ter uma calçada padrão, de forma a "conscientizar a população sobre a importância de se construir, recuperar e manter os passeios da cidade em bom estado de conservação". Manaus obteve a pior avaliação entre onze capitais durante a Campanha Calçadas do Brasil, realizada pelo Mobilize entre 2012 e 2013.

 

“A ‘Calçada Legal’ é uma calçada bem conservada, na qual as pessoas podem caminhar com segurança e conforto, em um percurso livre de obstáculos e de forma compartilhada com os diversos usos e serviços de seu interesse”, explica o vice-presidente do Implurb, Telamon Firmino.

 

Telamon destacou que no manual estarão as informações necessárias para a execução da “Calçada Legal” do município. “Com este instrumento em mãos, o cidadão poderá construir sua calçada da forma adequada, seguindo orientações  simples e didáticas, e obter informações básicas para reforma e construção de passeios em Manaus, que priorizem a acessibilidade aos pedestres, tenham eles mobilidade plena ou reduzida”, fala o vice-presidente.

 

O trabalho de criação do manual integra as ações que envolvem o projeto lançado pela Rede Amazônica, em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-AM).

 

Investimentos e legislação

Em 2014, a Prefeitura de Manaus construiu 13 mil metros quadrados em passeios e logradouros, com destaque para as obras realizadas desde a avenida Djalma Batista, quadrilátero da Copa, entorno do Mercado Adolpho Lisboa, Jorge Teixeira e mais recentemente na Manaus Moderna, onde está em execução um projeto de requalificação.

 

Segundo a legislação municipal, "é obrigação dos responsáveis pelos imóveis, no caso o proprietário ou o locatário, construir calçadas e mantê-las em bom estado de conservação. Ao poder público cabe a responsabilidade pela execução e manutenção das calçadas em orlas, praças e canteiros centrais de avenidas". 

 

Para denunciar calçadas em mau estado, os moradores de Manaus podem recorrer ao serviço "Disk Ordem", pelo tel. 161, em horário comercial, ou no (92) 3625-5340. Erros no projeto ou construção de novas calçadas podem ser denunciados no site do Crea-AM.


Leia mais sobre o assunto no site do Implurb.


Leia também:
Calçadas, ruas e praças de Manaus são invadidas, por omissão das autoridades 
Calçadas do Brasil: Manaus
Plano de Mobilidade Urbana começa a ser avaliado em Manaus
Ciclistas manauaras improvisam para fugir dos riscos das ruas  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário