Pesquisar a mobilidade no mundo viajando numa bike de bambu

Brasileiro quer rodar o mundo sobre duas rodas, com sua bike Dulcinéia. Viagem começa dia 17 na Cidade do Cabo e vai avaliar a mobilidade urbana nas cidades visitadas

Notícias
 

Fonte: Prólogo Ativo  |  Autor: Mobilize Brasil/ Prólogo  |  Postado em: 02 de março de 2016

Ricardo Martins e sua bike de bambu 'Dulcinéia'

Ricardo Martins e sua bike de bambu 'Dulcinéia'

créditos: Reprodução

 

Após pedalar por países da América Latina por três anos, o ciclista carioca Ricardo Martins, de 30 anos, agora enfrentará um desafio maior: rodar o mundo de bicicleta, com a sua "Dulcinéia", especialmente fabricada em bambu. A saída será da Cidade do Cabo, na África do Sul, no próximo dia 17 de março. O sonho deste "Dom Quixote" sobre duas rodas é difundir a cultura da bicicleta mundo afora.

 

Entrevistado pelo portal Prólogo Ativo, Ricardo explicou “Foi uma experiência de vida incrível [a viagem feita pelo Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Peru], e percebi que queria fazer voos maiores, para conhecer as pessoas e como elas se relacionam com a bicicleta e os espaços”. 

 

Se para o projeto Roda América ele precisou de R$ 385,00, complentando o valor com trabalhos esporádicos ao longo do caminho, nesta empreitada agora, batizada de Roda Mundo, o ciclista quer juntar o valor de R$ 11.927,00 por meio de um  crowdfunding,  para que as primeiras pedaladas comecem sem muitas dificuldades. 

 

Mobilidade urbana

Formado em marketing e ciências sociais, com especialidade em mobilidade urbana, nesta viagem Ricardo Martins trabalhará em conjunto com o instituto de pesquisas  Coope (UFRJ) e a ONG Transporte Ativo. Com apoio destas entidades, ele fará pesquisas de campo sobre cicloturismo e mobilidade urbana pelo mundo, com o objetivo de alimentar estudos que tragam novas possibilidades e soluções para o uso da bicicleta e demais meios de transporte. A bicicleta, devido a seu porte e agilidade, foi considerada pelos pesquisadores como um meio ideal para a coleta de dados, já que elimina barreiras de distância e mesmo culturais, em regiões isoladas e politicamente complexas.

 

"Só viajar não basta, o legal é deixar algum legado, para ao menos tentar compensar tudo o que recebo. No meu caso, vou estender os estudos que já fazia sobre mobilidade urbana, mas agora em escala mundial, junto com estas instituições", afirmou Ricardo ao site Vá de Bike, onde manterá um blog sobre a viagem. 

 

Roteiro de viagem

Quando desembarcar na Cidade do Cabo, em 17 de março, Ricardo Martins planeja pedalar por toda a costa leste da África, passando por países como Moçambique, Quênia e Etiópia, até alcançar o Egito, no norte do continente, e de lá cruzar o Canal de Suez rumo ao Oriente Médio. Segundo o ciclista, a meta é chegar até a Oceania, mas sem data marcada. A média de 100 km rodados por dia, para Martins, é a ideal. Só na etapa da África, serão cerca de 12 mil km de pedal.

 

Leia também:

Bike tandem de bambu?

"De bike, o sul da França é outra história" 

Estreia "Homem Livre", história de uma viagem de bike ao redor do mundo 

Pela Dinamarca, de Stege até Copenhague de bike, patins e a pé 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário