"De bike, o sul da França é outra história"

Ciclista brasileira pedala 600 km pela costa mediterrânea e agora relata em livro toda esta aventura. Lançamento será neste sábado (12), na Livraria da Vila em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de dezembro de 2015

Isabel e Tiago de bike em Nantes, uma das etapas d

Isabel e Tiago de bike em Nantes, uma das etapas da viagem

créditos: Divulgação

 

Isabel Leal Caruso é praticante de jiu-jitsu e judô e competidora em corridas de aventura; o marido, Tiago Valente, é arquiteto e tecladista de banda de rock na capital paulista. Juntos, eles realizaram em maio passado uma viagem de bicicleta pela França, ao longo de 600 km do litoral Mediterrâneo. Agora, o registro desta aventura está apresentado de ponta a ponta no livro “De bike, o sul da França é outra história”, de autoria de Isabel. O lançamento será no próximo sábado (12), às 16 horas, na Livraria da Vila de Moema, em São Paulo. 

 

Com 220 páginas e ilustrado com 50 fotos, a obra também traz relatos de viagens de ciclistas europeus e brasileiros. Segundo Isabel, "a obra serve não apenas de curtição por causa das histórias inusitadas que aconteceram conosco ao longo desses 600 km, mas também pode ser um guia para interessados em fazer uma viagem de bicicleta por aí afora como a gente fez, pois descrevo os tipos de acomodação que tivemos (81% gratuitas), sites e aplicativos para montagem de rotas, outros para informação sobre clima, e ainda informações sobre como carregar sua bike em meios de transporte comuns". 

 

Além de dicas de planejamento que podem ajudar qualquer pessoa a fazer esse tipo de viagem, o livro reporta aspectos culturais e históricos das cidades visitadas. E vem ainda com um encarte colorido com registros fotográficos e relatos de cicloviajantes que o casal conheceu no caminho. Para completar, a autora convidou cicloativistas daqui para darem seus depoimentos em contribuição à obra.

 

A viagem

Na verdade, a viagem pelo sul da França começou em Barcelona, nordeste da Espanha, onde Isabel e Tiago compraram as bicicletas e, de trem, partiram em direção à fronteira. Daí o casal iniciou a pedalada na cidade francesa de Narbonne, a poucos quilômetros do Mediterrâneo.

 

Parada para ver o mar na cidade balneária de Agde. Foto: Divulgação

 

Ocupado há dois mil anos pelos romanos, o litoral ainda mostra fortalezas, muralhas, aquedutos e pontes espalhados ao longo de uma paisagem de vinhedos, plantações de oliveiras, vilas e pequenas aldeias medievais. Como além de praticante de corridas de aventura Isabel trabalha como personal trainer, ela conta que se surpreendeu com a geografia suave, que permite a prática do ciclismo e viagens a pessoas comuns, sem grande preparação física.

 

Além das numerosas ciclovias e da segurança, mesmo quando tiveram que pedalar em rodovias comuns, eles contataram, por meio de aplicativos da internet, inúmeros anfitriões franceses que os hospedaram gratuitamente. 

 

Nessas ocasiões, eles conheceram ciclistas que realizaram grandes viagens, seja do Alasca à Bolívia, como através da Cordilheira dos Andes e também na Austrália, Tailândia e Camboja, além de na maior parte da Europa. No Brasil, Isabel entrevistou ativistas de associações de ciclistas urbanos que lutam pela divulgação e segurança desse meio de transporte e lazer em São Paulo, Balneário Camboriú, Curitiba e Florianópolis. A contribuição deles também está lá, registrada no livro.

 

Isabel e Tiago em Montpellier, cidade histórica da França. Foto: Divulgação 


Serviço

Lançamento: "De bike, o sul da França é outra história”

Quando: 12 de dezembro, das 16h às 19h

Onde: Livraria da Vila, Av. Moema nº 493 - Moema -SP

Confirmar presença em: livrodabicicleta@gmail.com

 

Leia também:

Cicloturismo na vivência do espaço 

Estreia "Homem Livre", história de uma viagem de bike ao redor do mundo

Mobilize viaja pela França e Holanda, por cidades feitas para pessoas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário