Centro de excelência em soluções urbanas será criado em Curitiba

Projeto de pesquisa em mobilidade urbana, realizado por meio de convênio entre PUC-PR, Urbs e Prefeitura, prevê ter plano de trabalho concluído até o fim deste ano

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 30 de março de 2016

Estação tubo em Curitiba, solução de mobilidade ur

Estação tubo em Curitiba, solução em mobilidade urbana

créditos: Wikimedia

 

Termo de cooperação técnica científica e financeira para a criação de um centro de excelência em soluções tecnológicas de mobilidade e equipamentos urbanos foi celebrado na tarde desta terça-feira (29) entre a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Prefeitura e a Urbs (Urbanização de Curitiba). 

 

O projeto, inédito na cidade, será realizado por meio de pesquisas que farão o mapeamento e, dependendo do diagnóstico, servirão como base para futuras intervenções na mobilidade urbana. Estima-se que até o final de 2016 o plano de trabalho esteja concluído.

 

No campus

A ideia inicial é aplicar a pesquisa no campus da PUC-PR, no bairro Prado Velho, que é um polo gerador e atende a um público de mais de 30 mil pessoas por dia. De acordo com as partes envolvidas, as soluções podem ser ampliadas para outras áreas e servirem de modelo e exemplo para outras instituições e cidades.

 

“Tenho certeza que teremos excelentes resultados que irão contribuir para ações de planejamento e mobilidade na cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet durante a assinatura do convênio. Já o o Pró-Reitor Administrativo e de Desenvolvimento da PUC-PR, Paulo de Paula Baptista, reafirmou o interesse na proximidade entre as instituições para encontrar e agilizar soluções de mobilidade urbana para Curitiba. "Estamos colocando nossa escola de arquitetura e profissionais gabaritados para atuar neste projeto”, disse Baptista. 

 

A WRI Brasil – Cidades Sustentáveis auxiliará o projeto nas áreas de suporte, gestão e logística. Segundo o diretor da empresa no Brasil, Luis Antonio Lindau, “Curitiba é uma referência em várias áreas de sustentabilidade e reconhecida como capital ecológica. Portanto, esse projeto tem tudo para expandir e servir de exemplo na redução da emissão de CO2 e melhoria da mobilidade urbana”, finalizou. 

 

Leia também:

Em Curitiba, Cartão Respeito amplia tempo de semáforo para pessoas com deficiência 

Primeiro ônibus híbrido articulado da América Latina chega a Curitiba

Curitiba anuncia o primeiro calçadão de bairro da cidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário