Falta de chuvas + trânsito derrubam a qualidade do ar em São Paulo

Poluição do ar na capital atinge níveis alarmantes. Gases e partículas finas emitidas dos escapamentos dos carros são fator principal, explica pesquisadora da USP

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Folha de S. Paulo  |  Postado em: 18 de abril de 2016

Falta de chuvas + trânsito derrubam a qualidade do

Noite de sábado (16) em SP: ar poluído e carros nas ruas

créditos: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil

 

Na manhã desta segunda-feira (18), uma faixa de poluição podia ser vista sobre a cidade de São Paulo, que passa por período de calor e seca.

 

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar atingiu o nível 130 (classificado como muito ruim) no sábado (16), entre as 18h e 19h, conforme mediu a estação Cid. Universitária-USP-Ipen. Já no domingo (17), a qualidade ficou moderada das 16h às 21h.

 

Em dias de semana, quando o tráfego de veículos é mais intenso, o índice é mais alarmante. Na sexta (15), por exemplo, o ar teve índices ruim e muito ruim, das 16h às 21h. Em todos os casos, o poluente mais presente foi o ozônio (O3).

 

Poluição dos automóveis e veículos a diesel 

Segundo Mariana Veras, pesquisadora do Laboratório de Poluição do Ar da USP, o gás agride as vias aéreas e o pulmão. Os últimos dias de extremo calor na cidade contribuem para o agravamento do ozônio. "É um poluente secundário: resulta da reação de poluentes primários —vindos, por exemplo, dos carros— e da luz do Sol. Por isso, o nível de ozônio costuma ser maior no período da tarde", afirma. Veras recomenda que a prática de esportes seja evitada nesse período. "É melhor fazer exercícios físicos de manhã ou à noite."

 

O segundo poluente mais presente no ar de São Paulo é MP2.5, partículas microscópicas que podem provocar uma série de sintomas na saúde, desde irritação das vias aéreas até câncer. "As partículas, responsáveis por aquela camada visível de poluição que cobre a cidade, são emitidas principalmente por veículos a diesel", diz Veras. "Essas partículas têm substâncias que podem provocar câncer, nos casos mais graves. Quem sofre mais com esse poluente são idosos, crianças e pessoas que já tenham doenças respiratórias ou cardíacas."

 

O quadro não é animador. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor continua e não deve chover na capital paulista pelo menos até sexta (22).

 

Leia também:

Cidade do México vai pagar trólebus e metrô para quem deixar o carro em casa 

Madri proibirá totalmente circulação de carros quando poluição disparar 

Planejamento, para enfrentar os desafios da mobilidade urbana

O ciclista deve usar máscara para se proteger da poluição? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário