Teresinenses terão como planejar trajeto do ônibus por aplicativo

I Hackaton Strans Integral, competição lançada hoje (9) em Teresina, permite a programadores acessar dados do sistema de transporte público da cidade

Notícias
 

Fonte: ClubeSat  |  Autor: ClubeSat  |  Postado em: 09 de maio de 2016

Aplicativo (mas não só) pode ajudar o usuário do t

Aplicativo (mas não só) pode ajudar o usuário do transporte

créditos: Victor Dias

 

O I Hackaton Strans Inthegra - Mobilidade Urbana, lançado hoje (9) em Teresina, oferece uma plataforma que disponibiliza informações sobre os ônibus da cidade para que os desenvolvedores possam criar soluções de uso da população. 

 

O aplicativo Moovit, líder mundial em transporte público, é o primeiro a operar de forma integrada à plataforma. A partir de agora, os cerca de 340 mil usuários de transporte público na capital do Piauí poderão planejar seu trajeto e diminuir o tempo de espera em pontos e estações com o uso desta ferramenta.

 

O Moovit combina dados fornecidos pelas operadoras e autoridades locais do sistema de transporte público com a colaboração em tempo real dos usuários. E disponibiliza informações atualizadas de horários e linhas de ônibus, além de serviços de alertas relevantes que podem afetar a viagem dos passageiros. Em Teresina, são 130 linhas de ônibus e 2.855 pontos de paradas monitorados pelo aplicativo.

 

De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, o serviço vem para facilitar a vida dos usuários dos coletivos. “Com essa novidade queremos levar à população mais praticidade e conforto ao utilizar o transporte público”, disse. 

 

Além do Moovit, outros aplicativos já estão trabalhando na adaptação para uso da API, por exemplo o aplicativo Cadeoonibus

 

É o que explica o coordenador do projeto, Joselé Eilas Martins: “Nós sabemos o quanto o Moovit é útil, mas sabemos também que podem haver ferramentas mais completas, que vão muito além de informar o horário das linhas de ônibus e qual o percurso do usuário. Estamos atrás de algo que permita ao passageiro avaliar a qualidade do transporte, interagir com outros usuários através de comentários e um feed de informações”, esclarece Martins.

 

O I Hackaton Strans Integra vai avaliar os três melhores projetos, em termos de viabilidade, usabilidade e praticidade. Eles serão apresentados, posteriormente, à Prefeitura, que vai cuidar da implantação, através de seu TI. A equipe vencedora da competição receberá ainda um prêmio de R$ 5 mil, além de ter todos os direitos sobre o aplicativo garantidos.

 

Leia também: 

App que informa trajetos e horários de ônibus começa a funcionar no DF 

Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana? 

Aplicativo calcula tempo de espera nos pontos de ônibus de Teresina 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário