App que informa trajetos e horários de ônibus começa a funcionar no DF

'Moovit' traça rotas e avisa quando transporte está chegando na sua parada. Por enquanto, só duas empresas têm GPS ativado; GDF promete expandir

Notícias
 

Fonte: G1 DF  |  Autor: G1 DF  |  Postado em: 03 de maio de 2016

Moovit usa os horários previstos pelo DFTrans para

Moovit usa os horários previstos pelo DFTrans

créditos: Reprodução

 

Passageiros de ônibus do Distrito Federal já podem contar com uma ferramenta online para descobrir o melhor trajeto e monitorar a chegada dos próximos veículos a cada estação. O aplicativo "Moovit" já é usado em outras capitais, como São Paulo e Goiânia, e conta com informações das empresas e de usuários do transporte para formar o banco de dados.

 

Até esta sexta (29), apenas as viações Marechal e Pioneira tinham garantido o acesso do aplicativo ao sistema de monitoramento por GPS, que garante o acompanhamento de cada veículo. O sindicato das empresas afirma que todos os carros em circulação no DF têm GPS instalado, mas há um custo para fornecer as informações ao app.

 

Enquanto os dados em tempo real não são incluídos no sistema, o Moovit usa os horários previstos pelo DFTrans para cada trajeto. A Secretaria de Mobilidade e o DFTrans informaram à TV Globo que estão preparando ações para facilitar o planejamento, mas não dizem quando pretendem concluir esse trabalho.

 

O Moovit é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone. No site, os desenvolvedores afirmam que a plataforma está ativa em 700 cidades de 58 países, com 30 milhões de usuários.

 

Mapa portátil

Além de avisar quando o ônibus está chegando à parada, o aplicativo também permite que o passageiro programe um trajeto. Com os pontos de partida e de chegada, o usuário consegue saber qual é a linha mais rápida, se há necessidade de integração e qual o tempo previsto de viagem.

 

Outro recurso do app permite que os usuários emitam "alertas" sobre algum percalço naquele caminho. Mudanças repentinas de linhas, paradas inesperadas, acidentes ou trechos em obras podem ser informados pelos passageiros e servem de alerta quem ainda vai passar pela região.

 

Leia também:

Brasília anuncia estudos de mobilidade urbana para os próximos 20 anos 

Em Brasília, Rodas da Paz doará bicicletas para famílias de refugiados 

Especialistas debatem mobilidade urbana e clima em Brasília 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário