Ônibus de BH vão transportar bicicletas

Medida será adotada em caráter experimental e vale para bicicletas dobráveis em ônibus convencionais e bicicletas não dobráveis nos ônibus do BRT

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 13 de maio de 2016

Ônibus do sistema MOVE vão poder levar bicicletas

Ônibus do sistema MOVE vão poder levar bicicletas comuns

créditos: Gabriel Moura

 

A prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (13) a portaria 063/ 2016 que autoriza o transporte de bicicletas nos ônibus da cidade.

 

No entanto, há algumas restrições.

 

Dentro dos ônibus municipais do tipo convencional, só serão permitidas bicicletas dobráveis com aro de até 20 polegadas.

 

A bicicleta deve ficar preferencialmente no box para cadeira de rodas ou cão-guia desde que não estejam no veículo passageiros que necessitam de acompanhamento do cão ou usem cadeira de rodas.

 

Nos ônibus articulados do sistema MOVE BH e nas estações de integração, as bicicletas também podem ser não dobráveis. No entanto, elas só podem ser transportadas nos veículos que contenham suportes internos de segunda a sexta-feira após as 20h30 e aos sábados após as 14h. Aos domingos e feriados a circulação é livre o dia todo.

 

De acordo com a portaria assinada pelo presidente da BHTrans, Ramon Victor César, a medida é experimental por três meses.

 

SÃO PAULO PERMITIRÁ EM BRTs

Já na Capital Paulista, dentro de seis meses entra em vigor a Portaria nº 032/16, assinada pelo secretário de transportes, Jilmar Tatto, que autoriza o transporte de bicicletas em ônibus superarticulados do sistema de transporte coletivo municipal.

 

Os ônibus superarticulados são aqueles de 23 metros de extensão que possuem duas rodas após a articulação, fabricados pela Mercedes-Benz. Atualmente, são 830 veículos deste tipo dentre os quase 15 mil ônibus em circulação na cidade de São Paulo.

 

Nos dias úteis, será possível levar a bicicleta nos ônibus das 10h01 às 15h59 e entre 19h01 às 5h59. Aos sábados, a partir das 14h. Já aos domingos e em feriados o embarque será liberado em qualquer horário.

 

Leia também:

Abaixo-assinado pede implantação de ciclovia na MG-010 

BHTrans pode reduzir preço das passagens de ônibus fora do horário de pico 

Concurso vai escolher projetos de acessiblidade para BH 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário