Bicicletas do Brasil invadem São Paulo

Festival Bicicultura segue até domingo em São Paulo com dezenas de atividades, entre filmes, shows, palestras, oficinas e competições esportivas

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Regina Rocha  |  Postado em: 27 de maio de 2016

Bicicletas do Brasil invadem São Paulo

Escolinha de Bike, em frente ao Teatro Municipal

créditos: Regina Rocha

 

Começou ontem (26) em São Paulo, o Festival Bicicultura 2016, evento internacional dedicado à difusão da bicicleta como meio de transporte urbano. A festa tomou o centro da cidade, com shows, atividades esportivas, feiras, palestras, oficinas, filmes e - claro - milhares de bicicletas circulando na região.

 

A abertura, na Sala Olido, centro da cidade, reuniu cerca de 600 pessoas, na maioria cicloativistas de várias cidades do país e de outros países. Destaque para Fortaleza e Manaus,que compareceram com grandes e representativas delegações. A mesa foi composta por André Soares (União dos Ciclistas do Brasil), Gabriel di Pierro (Ciclocidade), Renata Florentino (Rodas da Paz), Luciana Nicola (Itaú), Nabil Bonduki (vereador e ex-secretário municipal de Cultura), Jilmar Tatto (secretário Municipal de Transportes) e o prefeito Fernando Haddad.


Entre as atividades internas, destaque para a palestra magna do arquiteto colombiano Jaime Ortiz, criador das ciclovias de Bogotá, ainda na década de 1970, que falou na Praça das Artes sobre a experiência de sua cidade no estímulo ao uso da bicicleta. Ao mesmo tempo, na Galeria Olido, aconteciam discussões sobre saúde, empreendedorismo, planejamento cicloviário, bicicleta no trabalho e vários outros temas.

 

Veja o depoimento completo de Fernando Haddad:

Crédito: Fábio Myiata

 

"Ciclista era um sem-terra"

A região do entorno do Teatro Municipal, Galeria Olido e Praça das Artes foi tomada por bicicletas de todos os tipos e tamanhos, com uma rara exibição da diversidade de bikes e ciclistas que hoje circulam por São Paulo.  

Em sua palestra, o prefeito Haddad lembrou que a situação do ciclista em São Paulo era semelhante à de um sem-terra e explicou que sua gestão procurou apenas equilibrar os espaços nas ruas da cidade. Daí, as faixas exclusivas para ônibus e a meta de implantar 400 km de ciclofaixas e ciclovias. Segundo a prefeitura, a reforma viária em curso na cidade, entre 2014 e 2015, resultou no aumento de 66% na quantidade de ciclistas circulando pela capital e a redução de 34% nos registros de mortes por acidentes envolvendo bicicletas. 

 

“Nosso sistema viário era um latifúndio improdutivo, que gerava morte e exclusão. Estamos fazendo uma reforma viária e estabelecendo democraticamente o que cabe a cada um”, declarou Haddad.

 

Esporte e crianças

As atividades externas - pela sua dinâmica - ganharam maior público. Sobre o Viaduto do Chá ocorriam competições de arrancada de velocidade e de bike polo, enquanto ao lado do Teatro Municipal as atrações eram as barracas que vendiam camisetas, posters e uma série de lembranças do evento.

 

Crianças tiveram a oportunidade de participar da Escolinha de Bike, um pequeno circuito fechado por uma cidade inflável no qual tinham aulas de condução da bicicleta no meio urbano. Na Praça da Artes, o destaque foi a apresentação de Edgard Scandurra com o show "Pequeno Cidadão".

 

Na mesma praça foi instalado um mega bicicletário com as bikes dos participantes e uma grande quantidade de bicicletas do sistema BikeSampa, para os visitantes de outras cidades.

 

Cinema na bike

No começo da noite, as bicicletas subiram para a região da avenida Paulista, no Espaço Itaú de Cinema, para acompanhar a 1ª Mostra de Vídeos Bicicultura (Clique aqui e veja alguns filmes).

 

As atividades do Festival Bicicultura continuam nesta sexta, sábado e domingo, incluindo uma bicicletada que partirá da Praça do Ciclista, na avenida Paulista, a partir das 19 horas.


Para saber mais acesse a programação do Bicicultura.


Leia também:
Cinema e bicicleta: assista a alguns vídeos do Bicicultura
Uma bicicleta ao vento
Antes e depois das ciclovias em Nova York 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário