Ciclovia da Paulista comemora 1 ano de atividade

De acordo com Daniel Guth, da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, pesquisas mostram cada vez mais pessoas usando a bicicleta cotidianamente em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Rede Brasil Atual  |  Autor: Rede Brasil Atual  |  Postado em: 29 de junho de 2016

 

Ciclovia de 2,7 km de extensão no canteiro central da Av. Paulista. Foto: André Tambucci/Fotos Públicas


Um ano após sua inauguração, completados ontem (28), a ciclovia da Avenida Paulista registra um nítido aumento do número de pessoas pedalando, principalmente no uso cotidiano como opção de transporte e deslocamento pela principal via paulistana, comenta Daniel Guth, da Associação de Ciclistas Urbanos de SP.

 

De acordo com o ativista, já há pesquisas que mostram cada vez mais pessoas usando a bicicleta no local. "Além disso, visualmente, conseguimos notar um crescimento contínuo no fluxo dessa estrutura que é fundamental para a cidade e a rede cicloviária", afirmou, em entrevista à repórter Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual.

 

Na visão de Guth, o uso maior da bicicleta aumenta a segurança e a humanização no trânsito. "Quanto mais pessoas usarem a bicicleta, mais seguro é. Isso acontece porque ela aproxima as pessoas, tornando-as mais visíveis. Então, quebra o senso comum, de que o risco aumenta. A bicicleta tem também um componente humanizador no trânsito, porque ela garante a segurança para todos, pois ela acalma o tráfego."

 

Após a instalação da ciclovia da Paulista, a tradutora Bárbara Zocal comprou uma bicicleta e sentiu-se mais encorajada para fazer os deslocamentos de bicicleta. "Eu me senti mais confortável em usar a bicicleta em São Paulo por conta da ciclovia. Primeiro, comecei usando a da rua Vergueiro. Mas, com a abertura da ciclovia da Paulista, foi melhor porque abriu outras possibilidades de deslocamento."

 

Marco na mobilidade urbana

Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, a ciclovia da Paulista representa um marco na luta da mobilidade urbana. "É uma demanda histórica da cidade. Desde 2002 a gente realiza 'bicicletadas' na região. Em 2007, tivemos a Praça do Ciclista oficializada. Em 2008, apresentamos à prefeitura um projeto básico de ciclovia para a Paulista, mostrando a necessidade dessa infraestrutura lá. Então, é uma consolidação de um processo histórico", diz Guth.

 

Entre 2014 e 2015, aumentou em 66% o número de ciclistas na cidade. O número de mortes caiu 34% no mesmo período. Os dados foram apresentados pelo prefeito Fernando Haddad no BiciCultura, encontro nacional de mobilidade por bicicleta realizado em maio, na capital paulista.

 

Leia também:

Cidades da América Latina vivem boom no uso de seus espaços públicos 

Prefeitura de SP oficializa abertura da Paulista aos domingos 

Maioria aprova faixas exclusivas para ônibus em SP, aponta Ibope 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário