Curitiba testa ônibus híbrido elétrico de 2ª geração da América Latina

O novo ônibus reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes e consome 60% menos energia que um similar movido a diesel

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Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 01 de julho de 2016

 

foto: SMCS

 

A partir do dia 18 de julho, a linha Juvevê/Água Verde passará a contar com o primeiro ônibus híbrido elétrico com tecnologia plug in a entrar em operação na América Latina. O novo ônibus, fabricado pela Volvo e apresentado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta quarta-feira (29), reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes e consome 60% menos energia que um similar movido a diesel, proporcionado um expressivo ganho ambiental.

 

O veículo será testado durante seis meses, sem qualquer custo para a cidade.

 

O HibriPlug é a segunda geração de ônibus de baixa ou zero emissões de poluentes desenvolvidos pela Volvo. Já operam em Curitiba dois modelos da primeira geração – o híbrido padron e o híbrido articulado, que está sendo testado desde abril. Como seus antecessores, o HibriPlug também funciona com dois motores, um elétrico e outro a combustível – podendo operar em modo 100% elétrico em áreas definidas (período em que não emite poluentes e é totalmente silencioso), e em modo híbrido em qualquer parte do percurso.

 

Ao contrário dos outros modelos, no entanto, o novo ônibus precisa ser carregado numa estação fixa que, neste caso, foi instalada na pracinha que fica na confluência da Rua dos Funcionários com a Menezes Dória, no bairro Juvevê, ponto final da Linha Juvevê-Água Verde. A estação foi desenvolvida pela Siemens.

 

O tempo total de recarga é de apenas seis minutos e a bateria tem autonomia de oito a dez quilômetros. Quando a autonomia do veículo no modo 100% acaba, ele entra no modo híbrido, em que o motor a diesel e o elétrico trabalham de forma paralela.

 

Além de receber as recargas rápidas nas estações, a bateria do ônibus também é carregada com a energia regenerada pelas frenagens do veículo, assim como acontece como os modelos Hibribus e Hibriplus, já em circulação em Curitiba.

 

O custo da energia será bancado pela empresa Auto Viação Redentor Ltda, parceira do projeto, e compensado com a redução do consumo de combustível (diesel).

 

“Ao investir na eletromobilidade, estamos cruzando uma nova fronteira no transporte público em Curitiba – um esforço que se soma a outros avanços recentes, como a redução no tempo de deslocamento com as faixas exclusivas e a abertura dos dados do sistema”, disse Roberto Gregório da Silva Junior,  presidente da Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte da capital.

 

Testes

A linha escolhida, que transporta 2,2 mil passageiros por dia, tem um trajeto de 11,2 km. Como a autonomia da bateria é de até 10 km, parte do trajeto será feita com o motor a combustível.

 

A idéia é avaliar o desempenho nas duas modalidades. A linha foi escolhida por passar pela região central, onde normalmente há maior índice de emissões de resíduos, já que os ônibus param e arrancam mais vezes. Assim, nessa área o ônibus se deslocará com o motor elétrico em funcionamento.

 

Na mesma linha Juvevê/Água Verde – portanto nas mesmas condições de operação – vão circular um modelo Hibribus (elétrico + combustível) e um ônibus a diesel padron. O objetivo é avaliar e comparar a performance de cada um dos modelos em consumo de combustível, a redução de emissões, a eficiência energética e o custo operacional. Esse monitoramento será feito on-line, por meio de um sistema fornecido pela Ericsson e que será instalado no Centro de Controle Operacional (CCO), na Urbs.

 

Silencioso e moderno, o novo ônibus promete se destacar na frota da cidade. Plotado a partir da criação artística da designer Soraya Ribeiro Ribosvski, o HibriPlug é um ônibus padron com capacidade para 90 passageiros, conforto interno, acessibilidade e wi fi.

 

Diferenças

Também desenvolvidos pela Volvo, os ônibus híbridos em circulação em Curitiba – incluindo o articulado lançado em abril –  não precisam ser ligados a uma tomada para receber carga elétrica. A bateria deles é alimentada na frenagem. A cada vez que os freios são acionados a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias.

 

A outra diferença é a autonomia de deslocamento do motor elétrico. Enquanto o HibriPlug pode rodar até 10 km com uma carga elétrica, o Hibribus  funciona com o motor elétrico acionado do arranque até a velocidade de 20km/h. A partir daí, justamente quando há menor esforço sobre o motor e portanto menos emissão de poluentes, é que entra em operação o motor a combustível.

 

Quando o ônibus está parado – seja no ponto ou no semáforo – o motor a diesel é desligado automaticamente (bateria acima de 40%) e, no arranque, entra em funcionamento o motor elétrico. No caso do HibriPlug, o veículo funciona no modo 100% elétrico em qualquer velocidade ou situação, desde que esteja carregado.

 

Outro benefício do Hibriplug é a sua versatilidade na operação: pode-se programar o módulo elétrico para que entre em operação em frente a escolas, hospitais e área central, reduzindo assim os ruídos e emissões.  Na área calma, o Hibriplug automaticamente receberá um comando que não permita que a velocidade ultrapasse os 40 km/h.


Híbrido articulado

Em abril a Urbs iniciou os testes com o HibriPlus, o primeiro ônibus híbrido elétrico articulado em operação na América Latina. Integrado à frota da linha Interbairros II, o ônibus é resultado de parceria voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias em mobilidade urbana, firmada pela Prefeitura de Curitiba com a Real Academia de Tecnologia da Suécia, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa de Curitiba e da Suécia.

 

O ônibus tem capacidade para 154 passageiros, ar condicionado, wi-fi, acessibilidade e piso baixo (sem degraus) facilitando o acesso de usuários com deficiência, idosos e cadeirantes, além de design interno que prioriza o conforto do passageiro.  A operação é monitorada em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e pelo sistema de gerenciamento de frotas da Volvo.

 

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