Agenda

FEV
10
Green New Deal: um novo acordo verde para o mundo e para o Brasil

Data: 10 de fevereiro de 2022
Cidade: Todas as cidades brasileiras
Local: On-line
Organizador: ICS

Resumo: A 20ª edição do Diálogos Futuro Sustentável irá discutir com a sociedade as oportunidades para o Brasil avançar na discussão global acerca do Green New Deal (GND).

 

O termo é uma referência ao New Deal americano e prevê a liderança dos EUA na promoção de um modelo econômico sustentável, com o objetivo de zerar as emissões globais até 2050 na esteira da recuperação global da pandemia por Covid-19. Para tanto, o país deve garantir que, até 2030, 100% de sua própria eletricidade seja produzida por fontes limpas, renováveis e sem emissão.  

 

A proposta de um novo acordo verde brasileiro foi apresentada pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). O objetivo é inserir o Brasil na discussão e avançar em pautas urgentes que atuem diretamente no combate à crise climática e frente às desigualdades socioeconômicas.  

 

Além de Molon, estarão presentes ao Diálogos o professor Carlos Eduardo Young, coordenador do grupo de economistas da UFRJ que elaborou o texto do Green New Deal brasileiro; e Stephan Contius, chefe da Divisão das Nações Unidas, Países em Desenvolvimento e Economias Emergentes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, que trará perspectiva semelhantes na experiência alemã. 

 

A mediação do debate será feita por Marina Marçal, coordenadora do portfólio de Política Climática do Instituto Clima e Sociedade.

 

A 20ª edição do Diálogos Futuro Sustentável será transmitida ao vivo, no dia 10 de fevereiro de 2022, às 10h30, no canal oficial do Instituto Clima e Sociedade no YouTube, em três idiomas: português, inglês e alemão.

 

Clique aqui para inscrever-se 


Green New Deal: um novo acordo verde para o mundo e para o Brasil

Diálogos Futuro Sustentável (ICS) debate o novo acordo verde

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário