Agenda

JUL
28
Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil

Data: 28 de julho de 2022
Cidade: São Paulo-SP
Local: On-line
Organizador: ITDP Brasil

Resumo: Estudo apresenta as diferentes maneiras de financiar modos ativos e públicos no país. Análise elenca os desafios para avançar nas estratégias e traz exemplos bem-sucedidos que mostram a viabilidade, caminhos e benefícios de tais medidas tarifárias.

 

A forma como a mobilidade sustentável é custeada na maioria dos municípios faz com que os usuários do transporte coletivo sejam sobrecarregados com elevados custos para deslocamento nas cidades. Por isso, é necessário pensar com urgência sobre a redemocratização do espaço viário.

 

E para mudar a realidade que temos no país a proposta viável é financiar a mobilidade com fontes diversificadas, e não concentrar os custos somente no setor de transportes. Isso para garantir que os usuários mais pobres - que são os principais usuários do serviço - não sejam onerados. 

 

O estudo inédito  “Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil” é uma contribuição ao tema. O material apresenta diferentes maneiras de financiar modos ativos e públicos no país. A análise também elenca os principais desafios para avançar com essas estratégias e traz exemplos nacionais bem-sucedidos, que demonstram a viabilidade, os caminhos e os benefícios dessas medidas tarifárias. 

 

Lançamento

O webinar "Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil" (via Zoom) será realizado no dia 28 de julho, às 17h. 

 

As seguintes especialistas foram convidadas a este encontro, para debater os aspectos da realidade brasileira que devem ser considerados nas políticas de tarifação dos automóveis que não tornem a mobilidade ainda mais excludente: 

 

- Lorena Freitas, coordenadora de Gestão da Mobilidade do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento) 

- Mariana Brito, coordenadora de Comunicação do ITDP Brasil

- Glaucia Pereira, fundadora e pesquisadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana 

- Cleo Manhas, assessora política do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). 

 

Para poder participar, deve-se fazer inscrição, clicando aqui.


Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade no Brasil

Desafios e soluções para a gestão equitativa da mobilidade

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário