A Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj) e o BikeAnjo Niterói estão organizando a edição de 2025 do festival Bicicultura, tradicional encontro brasileiro sobre a cultura da bicicleta. A programação ainda não está definida, mas, como em todas as edições anteriores, haverá discussões e passeios pela orla da cidade, além de atividades voltadas para as crianças. Niterói é uma das cidades do país que tem desenvolvido uma série de políticas públicas para estímulo ao ciclismo urbano. As inscrições estão abertas, para participar como ouvinte e para propostas de atividades e submissão de trabalhos.
Confirmada! Conferência sobre Mobilidade Ativa e Experiências Latino-Americanas
Durante o Bicicultura, especialistas se reunirão na conferência que tratará dos desafios e oportunidades dentro de um contexto continental de rápida urbanização e crescente demanda por soluções de transporte sustentáveis para as cidades da América Latina.
A conferência Mobilidade Ativa e as Experiências Latino-Americanas acontece no dia 5/9, às 17h, e reunirá especialistas e gestores públicos que contribuem para transformar a mobilidade urbana em países e cidades da América Latina.
Participam do encontro: Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura de Niterói; Denis Andia, secretário Nacional de Mobilidade; Marcelo Metediera, presidente da Unidade Nacional de Segurança Viária do Uruguai e ex-prefeito de Canelones; e Juliana Martins, arquiteta, urbanista e assessora técnica pelo Niterói de Bicicleta.