Agenda

JUN
12
JUN
15
Velo-city 2018

Data: 12 a 15 de junho de 2018
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Local: Rio de Janeiro
Organizador: ECF/ Riotur

Resumo: De 12 a 15 de junho o Rio de Janeiro se torna a capital da bicicleta, ao receber o maior evento sobre ciclomobilidade urbana do mundo. Ao longo de quatro dias, a Velo-city 2018 reunirá cerca de 2 mil participantes, unidos pela temática da mobilidade.

 

A conferência Velo-city 2018 apresenta conexões com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas. São debates, plenárias e palestras que reúnem os maiores nomes da ciclomobilidade mundial, além da apresentação de 165 trabalhos acadêmicos selecionados de vários países.

 

A Velo-city é uma realização da Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists’ Federation) em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Riotur. Escolhida em 2015 para sediar o evento deste ano, a cidade do Rio de Janeiro faz jus à seleção, especialmente pela conexão orgânica deste importante meio de transporte com a cultura da cidade.

 

Plenárias 

Ao todo, o programa da Velo-city compõe-se de oito sessões plenárias, sendo duas por dia, ocupando local de destaque. Acontecem ainda sessões paralelas, sendo oito delas dedicadas à pesquisa científica sobre a bicicleta como meio de transporte, formando o Scientists for Cycling, um compilado de trabalhos selecionados pela ECF em parceria com a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentados por estudiosos de todo o mundo. 

 

Na sessão plenária “Cidade pra crianças, cidade pra todos”, a ativista Livia Suarez apresenta o projeto La Frida, que estimula a representatividade feminina na mobilidade urbana impulsionando a vida de mulheres negras nas periferias de Salvador; enquanto o presidente da associação Equaticity, o americano Olatunji Reede, fala sobre o tema racial nos subúrbios negros de Chicago e o uso da bicicleta como ferramenta de inclusão social; já a ex-Secretária-geral da UNICEF, a italiana Eliana Riggio, aborda o desenvolvimento de políticas públicas para a construção de cidades seguras, saudáveis e justas para as crianças. 

 

Outro tema discutido nas plenárias são “Os desafios das Megacities”, que aborda os obstáculos e oportunidades para o desenvolvimento de um sistema de mobilidade sustentável nas megacidades. Nesta pauta, as Subsecretárias de Mobilidade da Cidade do México, Laura Ballesteros, e de Buenos Aires, Paula Bisiau; o Secretário Municipal de Transporte de São Paulo, Sérgio Avelleda; e a pesquisadora de Nova Deli, Anvita Arora, comporão a mesa.

 

Já a plenária “O poder e benefício econômico do cicloturismo” aborda o um turismo mais sustentável com maior benefício econômico para cidades e regiões, unindo o Diretor de Advocacia e Eurovelo da Federação Europeia de Ciclistas, Adam Bodor; e os Presidentes da Comissão Europeia de Turismo, Peter de Wilde, e da Riotur, Marcelo Alves. A última plenária é sobre “Governança”, formando um encontro de políticos de diferentes países sobre o desenvolvimento de sistemas de transporte e mobilidade inclusivos, eficientes e saudáveis. O Ministro de Mobilidade da Região de Bruxelas, Pascal Smet; a ex-Prefeita de Santiago do Chile, Carolina Toha; a subprefeita de Sustentabilidade de Copenhagen, Ninna Hedeager; e o Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, farão parte da discussão.

 

“Políticas Globais” ganha destaque na plenária que conta com a presença das principais entidades mundiais que tratam sobre o tema: o Banco Mundial e a ONU, representadas por suas agências OMS (Organização Mundial da Saúde) e UN Habitat, e SUM4ALL (Mobilidade Sustentável para Todos). O enredo dessa plenária é focado na importância da bicicleta para alcançar melhores políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

 

Formato da conferência

O evento visa incentivar a interação entre os palestrantes e o público, através dos seguintes formatos: 

- Palestra / Lecture: Três ou quatro palestrantes apresentarão seus trabalhos ao público, com a possibilidade de perguntas/discussões ao final da fala de cada um ou quando a sessão cessar.

- Oficina / Workshop: Focado em um projeto ou atividade desenvolvido por 1 ou 2 pessoas, que será detalhadamente apresentado aos participantes, que por sua vez poderão questionar, aprender e compartilhar informações com o especialista.

- Encontros rápidos / Speed dating: Discussões individuais entre palestrantes e participantes que acontecerão na área de conferência, possibilitando um alto nível de interação entre eles.

- Pechakucha: As apresentações cronometradas, com limite de 20 slides de 30 segundos cada, requerem oradores bem preparados e pontuais para manter o bom andamento do evento.

- Mesa redonda / Round table: Discussões aprofundadas sobre um tema geral, tendo um orador-líder em cada mesa. Os participantes podem se alternar entre mesas diferentes, após um período de tempo determinado.

- Plenária e Painel de discussão / Panel Discussion: Discussões moderadas por um especialista da área, oferecendo ao público a oportunidade de interagir com os oradores através de perguntas enviadas previamente.

 

Mais atividades

- Feira de Expositores - Integrada à conferência, a Feira de Expositores reúne diversos estandes ocupados por empresas privadas, órgãos públicos e associações ligadas ao universo da bicicleta, apresentando produtos, iniciativas e serviços inovadores ao público da Velo-city. É a primeira vez que a feira e a conferência dividem o mesmo espaço, facilitando a circulação dos participantes e incorporando as atividades. 

- Workshop - Paralelamente ao evento, no dia 14, o prefeito Marcelo Crivella recebe representantes de órgãos públicos e organizações mundiais, tais como a UNICEF, OMS e ONU-Habitat, em um workshop no Museu do Amanhã para debater temas como governança e políticas públicas sobre o transporte cicloviário.

- Bike Parade - A Conferência reúne no dia 13 de junho todos os participantes em uma Bike Parade pela cidade, partindo da zona portuária em direção ao Aterro do Flamengo (6 km) com a participação aberta também para o publico. 

 

Sobre a Velo-city

A Velo-city começou em 1980, em Bremen, na Alemanha e inspirou a criação da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), em 1983, atual organizadora do evento. Anualmente, a Velo-city acontece em cidades que investem em ciclovias e na cultura do ciclismo como transporte e meio de vida. As cidades-sede das duas próximas edições do evento serão Dublin (2019) e Cidade do México (2020).

 

Edições anteriores 

2017 - Arnhem and Nijmegen, Holanda

2016 - Taipei, Taiwan

2015 - Nantes, França

2014 - Adelaide, Austrália

2013 - Viena, Áustria

2012 - Vancouver, Canadá

2011 - Sevilha, Espanha

2010 - Copenhague, Dinamarca

2009 - Bruxelas, Bélgica

2007 - Munique, Alemanha

2005 - Dublin, Irlanda

2003 - Paris, França

2001 - Edimburgo e Glasgow, Escócia

1999 - Graz, Áustria, e Maribor, Eslovênia

1997 - Barcelona, Espanha

1996 - Ferrara, Itália

1995 - Basel, Suíça

1993 - Nottingham, Inglaterra

1992 - Montreal, Canada

1991 - Milão, Itália

1989 - Copenhague, Dinamarca

1987 - Groningen, Holanda

1984 - Londres, Inglaterra

1980 - Bremen, Alemanha

Próximas edições

2019 - Dublin, Irlanda

2020 - Cidade do México, México

 

Saiba mais acessando o site do evento: https://www.velo-city2018.rio


Velo-city 2018

Cartaz do evento Velo-City 2018

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário