Brasilia Para Pessoas

13
maio
Publicado por Brasília no dia 13 de maio de 2025

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Na Asa Norte, em frente ao CEUB, houve um ganho significativo em mobilidade. Antes toda a frente do centro universitário era tomada pelos carros, que ficavam estacionados nas vagas e em locais irregulares.

Havia alguns fragmentos de calçada em mau estado e a ciclovia terminava de repente. As interrogações pintadas na ciclovia questionavam a falta de continuidade. Pedestres e ciclistas precisavam se espremer entre os carros.

Após alguns anos (12 anos, para ser mais preciso, desde que a ciclovia foi construída), eis que finalmente o governo respondeu ao questionamento e redesenhou o espaço. Agora se pode caminhar e pedalar em segurança, sem carros no caminho, na calçada e na ciclovia.

As imagens do antes e depois na frente do CEUB falam por si! 

Homem andando de bicicleta ao lado de carro

Descrição gerada automaticamente

Abril/2022

Pessoas andando na calçada da rua

Descrição gerada automaticamente

Maio/2025

Carro estacionado na rua

Descrição gerada automaticamente

Março/2022

Carro estacionado na rua ao lado de bicicleta

Descrição gerada automaticamente

Fevereiro/2025

Maio/2023

Fevereiro/2025

Março/2022

Março/2025

As infrações motorizadas eram comuns, inclusive bloqueios das poucas rampas que existiam. Com a melhoria na infraestrutura fica mais difícil a invasão do espaço pelos mautoristas.

Infrações motorizadas frequentes antes da obra de redesenho.

Um exemplo de que as ruas podem ser transformadas, reduzindo espaço do rei automóvel e promovendo a mobilidade ativa e saudável, como se faz nas cidades modernas. Daria para fazer intervenções similares, de baixo custo, em vários outros pontos da cidade. E assim passaríamos a ter mais espaços acessíveis e acolhedores.

Já sugerimos ao Governo do Distrito Federal algumas mudanças pela cidade. Por exemplo, caminho acessível no Eixinho1, para ligar as quadras residenciais, e ciclofaixas para conectar caminhos existentes para ciclistas2.

Quem sabe um dia as autoridades se convencem da importância de redesenhar os espaços com foco nas pessoas, e não em carros. Que o exemplo na frente do CEUB inspire mais mudanças!

_____________________

1 Projeto Brasília anda nos Eixos, elaborado e apresentado ao governo em 2021. Mais informações: https://brasiliaparapessoas.org/projetos/brasilia-anda-nos-eixos/

2 Quatro locais propostos para ciclofaixa, com imagens e mapa, que garantiriam maior segurança aos ciclistas. Link da proposta: https://brasiliaparapessoas.org/projetos/ciclofaixas-conexao-dos-caminhos/



Tags:, , , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social