Brasilia Para Pessoas

07
setembro
Publicado por Brasília no dia 07 de setembro de 2025

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Após uma temporada fora, na Europa, voltei à capital federal e precisei me adaptar rapidamente às condições nem sempre favoráveis.

Comecei pelo caminho entre as quadras 100 e 300 da Asa Norte. Faço o zigue-zague ‘normal’: a ciclovia joga o ciclista de um lado para o outro. Tinha que ser mesmo assim? Um trajeto contínuo e com travessias sinalizadas seria bem mais cômodo.

Percebo que as faixas de travessia estão bem apagadas, enquanto a sinalização para os motoristas está em perfeito estado. Simboliza bem o descaso com os desprovidos de motor na cidade.

Passo pela 315 Norte para apreciar o corredor de árvores e facilitar o processo de readaptação. Considero uma das mais belas e agradáveis quadras. Admiro também os ipês amarelos, que florescem no auge da seca.

Hora do teste final: atravessar para o lado das 200, à noite. Pego a tesourinha e pedalo forte por baixo do Eixão. No sentido contrário, uma fila enorme de carros. Não consigo controlar a veia ativista, toco o trim-trim, olho para os motoristas e falo: ‘vamos pedalar, galera!’.

Do outro lado do muro (Eixão), na L2, me deparo com anúncio do governo enaltecendo os viadutos. Sem comentários!

Cenas do percurso: faixa de travessia apagada, ciclovia deteriorada e anúncio que enaltece os viadutos.

Tive o privilégio de desbravar a Holanda de bicicleta. Foram mais de 600 km pedalando entre diferentes cidades. Há rotas seguras dentro das cidades e entre as cidades. Não passei perrengue algum. Por aqui, em menos de 1 km me deparei com piso deteriorado na ciclovia e travessia perigosa.

Mas os benefícios e a vontade de pedalar são maiores do que os riscos. E o desejo de humanizar nossa Cidade Parque se renova a cada viagem!



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Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
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