Brasilia Para Pessoas

24
julho
Publicado por Brasília no dia 24 de julho de 2020

Por Uirá Lourenço  

Prefeitura de Paraíso (TO).

A notícia é inspiradora. Em meio a tantas manchetes negativas, a foto da árvore no meio do asfalto chamou atenção. Em Paraíso do Tocantins, a prefeitura decidiu poupar o pé de cajá. A rua foi asfaltada, mas a árvore continua de pé, embelezando o ambiente. 

Uma demonstração clara e prática de atitude inteligente. A cajazeira não só foi poupada, como ganhou acessórios que a protegem (e por extensão protegem os mais vulneráveis – pedestres e ciclistas): lombadas, balizadores e tachões refletivos. Na lógica tradicional (rodoviarista), a árvore, ou melhor, as árvores facilmente cederiam espaço para o asfalto, para o ‘progresso automotivo’. O asfaltamento e a ampliação de vias têm como requisito a ‘limpeza’ da área. 

Aliás, ao ler a notícia, me lembrava das árvores marcadas para morrer (literalmente, como mostra a foto abaixo) no final da Asa Norte. Na famigerada obra do TTN (‘Terrível Trevo Norte’) para construir mais pistas e viadutos, boa parte da vegetação próxima ao lago Paranoá foi derrubada, sem cerimônia. O verde agradável – com muitas corujas e quero-queros nos canteiros – se tornou um cinza inóspito. Agora, em vez do som dos pássaros, o ronco dos motores predomina nas inúmeras pistas construídas.   

Árvores marcadas no final da Asa Norte, nas obras do TTN. Foto: Uirá Lourenço.

Esse fato em Tocantins me faz pensar sobre cidades inteligentes. Participei este mês de um evento virtual e inovador (Mob.Inc) de debate e criação de produto na área de mobilidade. Uma das boas conversas foi sobre cidades inteligentes. Há consenso que o conceito não se resume a aspectos tecnológicos. Uma cidade pode ser hiperconectada (com wi-fi livre e gratuito), mas não inclusiva e, portanto, desinteligente. Para exemplificar, a alta tarifa do transporte coletivo torna a cidade excludente. 

Não conheço detalhes de Paraíso do Tocantins, mas imagino que a pequena cidade (de 50 mil habitantes, segundo pesquisa rápida no mr. google) não tenha tantos recursos tecnológicos à disposição do cidadão. De qualquer forma, a nobre atitude de manter e proteger a cajazeira na pista indica uma administração inteligente, inovadora

“A gestão municipal reforça que a obra de pavimentação asfáltica nesta localidade, foi alterada para preservar à árvore cajazeira típica da região. Uma vez, que feita a pavimentação, a gestão está concluindo a sinalização na via, a fim de orientar os condutores que trafegam na mesma sobre a existência do pé de cajá.” Nota da Prefeitura de Paraíso/TO. Fonte: G1. 

– Rodoviarismo desinteligente 

Coincidentemente publicada na mesma data (16/7), outra notícia revela o oposto: a desinteligência governamental. O anúncio da licitação de mais um viaduto em Brasília com o objetivo de escoar a grande frota automotiva do bairro Sudoeste por dentro do Parque da Cidade. Uma obra cara (R$ 26 milhões) que vai incentivar ainda mais o uso do carro (o automóvel representa 47% dos deslocamentos no Distrito Federal) e, em nome do ‘progresso’, devastará uma grande área verde. 

Área onde será construído o viaduto, na EPIG. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

Segundo a notícia, os semáforos serão retirados para dar “mais fluidez no trânsito”. Ou seja, as condições vão piorar ainda mais para os sofridos pedestres. Atualmente, são poucos os pontos de travessia na EPIG (Estrada Parque Indústrias Gráficas). Num dos poucos locais com semáforos, o tempo de espera é de ‘apenas’ 11 minutos! 

Em suma, o Governo do Distrito Federal insiste num modelo comprovadamente insustentável, com foco no automóvel e na fluidez máxima, em detrimento da segurança no trânsito e dos modos saudáveis de locomoção. Jane Jacobs, ativista e grande referência em cidades humanizadas, alertava na década de 60 sobre a ‘erosão das cidades pelos automóveis’: 

A erosão ocorre como se fossem garfadas – primeiro, em pequenas porções, depois uma grande garfada. Por causa do congestionamento de veículos alarga-se uma rua aqui, outra é retificada ali, uma avenida larga é transformada em via de mão única, instalam-se sistemas de sincronização de semáforos para o trânsito fluir rápido, duplicam-se pontes quando sua capacidade se esgota, abre-se uma via expressa acolá e por fim uma malha de vias expressas. Cada vez mais solo vira estacionamento, para acomodar um número sempre crescente de automóveis quando eles não estão sendo usados. Morte e vida de grandes cidades, p. 389

O recado que o cajazeiro protegido passa é que a gestão inovadora de uma cidade depende muito da vontade política, e não necessariamente de grandes obras. No fundo, a árvore sobrevivente no centro da pista representa outros atores urbanos desprezados e que também deveriam estar no centro das atenções: pedestres e ciclistas muitas vezes sufocados pelo asfalto e pelo ‘progresso automotivo’. Por mais cidades com pés de cajá, ingá e pequi!

– VÍDEOS

Os dois vídeos ilustram a situação na EPIG, onde se construirá mais um viaduto com foco na fluidez motorizada. Diariamente os pedestres passam sufoco ao tentar atravessar a pista.



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Irene Ana Paula Borba
Arquiteta e Urbanista. Mestre e Doutora em Transportes (UnB e UL - Lisboa). Professora do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília). Pesquisadora Colaboradora do Instituto Superior Técnico (IST - Lisboa). Pesquisadora Responsável pelo Grupo de Pesquisa PES Urbanos (Pesquisa em Espaços Sociais Urbanos) vinculado ao CNPq. A paixão por andar a pé existe desde sempre, mas se ampliou na academia (após a leitura de muitos teóricos como Jane Jacobs e Jan Gehl - seus maiores inspiradores) e após a finalização da tese de doutorado (em que estudou em profundidade o pedestre), decidiu aliar a teoria à prática. Tornou-se, coorganizadora do Jane's Walk em Brasília e colaboradora do Mobilize. E hoje é conhecida como Paulinha Pedestre.

Irene Uirá Lourenço
Servidor público e ambientalista. Usa bicicleta no dia a dia há 15 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de escapar do modelo rodoviarista atrasado e consolidar o modelo humano e saudável de cidade. Atualmente é voluntário do Bike Anjo, colaborador do Mobilize e coorganizador do Jane’s Walk em Brasília.
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