Mobilidade Urbana em dados e nas ruas do Brasil

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Mobilidade urbana em dados e nas ruas do Brasil

Sobre o Estudo

O Estudo Mobilize 2022 nasce para tornar o universo da mobilidade urbana acessível e legível a qualquer cidadão que tenha interesse em se apropriar do tema. Não é exatamente um trabalho científico, mas talvez possa ser considerado um híbrido entre a ciência e o jornalismo.

 

Uma pesquisa inicial, em órgãos oficiais, universidades e organizações da sociedade revelou a existência de alguns bancos de dados já estruturados, embora incompletos, sobre os temas da mobilidade urbana. Para evitar redundâncias, a equipe do Estudo procurou analisar as informações disponíveis e compilá-las em formatos adequados para inserção e comparação com outros indicadores.

 

Após essa primeira avaliação dos dados disponíveis, definiu-se uma estratégia em três frentes de trabalho:
• Pesquisa de dados estatísticos em instituições como o IBGE, Embrapa, Secretaria Nacional de Mobilidade (Semob/MDR), além das prefeituras das capitais e órgãos de gestão metropolitana;
• Avaliações de campo sobre as condições de mobilidade nas capitais, com o apoio de parceiros locais, selecionados especialmente para essa atividade;
• Entrevistas com esses agentes locais sobre suas percepções subjetivas e com representantes das prefeituras e outros órgãos da gestão pública.

 

Essa abordagem permitiu entender, de um lado, as visões, propostas e limitações dos gestores públicos, e na outra ponta, apreender a experiência de colaboradores que saíram às ruas para caminhar, pedalar, circular de ônibus, trens, metrôs, barcas, VLTs e BRTs, de forma a avaliar a qualidade, segurança e conforto dos meios de locomoção em suas cidades.

 

Em algumas capitais contamos com o apoio de coletivos, organizações sociais e grupos de pesquisa ligados a universidades, permitindo um mergulho mais abrangente nas condições das cidades. Exemplar foi o resultado obtido em Aracaju (SE), graças à participação intensa do Coletivo de Urbanismo Colaborativo (UrbocoLab). Destacamos, também, a participação do núcleo do Corrida Amiga, em Belo Horizonte, da organização Brasília para Pessoas, no Distrito Federal, do grupo de pesquisa Epura/UFMT, em Cuiabá, do Caminha Rio, no Rio de Janeiro, do Observatório de Mobilidade Salvador, do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, em Teresina, e do Laboratório de Estudos em Acessibilidade e Mobilidade da UFPI.

 

A maior dificuldade para a conclusão deste trabalho foi encontrada nos gabinetes governamentais. Durante dois meses, a equipe procurou fazer contato com todas as prefeituras e encaminhou um questionário com uma série de perguntas sobre a cidade, como a oferta de ônibus, trens, metrô, condições de calçadas, arborização, ciclovias e outras infraestruturas, além do estágio do plano de mobilidade e a maior ou menor abertura da gestão municipal para a participação da cidadania.

 

Em muitas capitais foi necessário o recurso à Lei de Acesso à Informação (LAI), mesmo assim com respostas parciais ou escapistas, sem resolução. Desta forma, em algumas cidades o Estudo não conseguiu fechar todos os campos de informação e também não contou com entrevistas de gestores públicos.









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