E-Bus Radar: ônibus elétricos na América Latina

Ferramenta do LabMob/UFRJ apresenta números sobre a frota de coletivos elétricos em países e cidades latino-americanas, tipos de veículos, fabricantes e ganhos obtidos pela redução das emissões de carbono

Ônibus elétricos na América Latina

Ônibus elétricos na América Latina: Países e Cidades (2022)

créditos: Fonte: E-Bus Radar


As frotas de ônibus urbanos são o meio principal de mobilidade urbana para centenas de milhões de cidadãos na América Latina; porém, essas frotas ainda são movidas a diesel, uma tecnologia obsoleta e altamente poluente. Para enfrentar o duplo desafio imposto à qualidade do ar e ao clima pelos motores a diesel, as cidades buscam uma transição energética e tecnológica. Ônibus elétricos são uma excelente solução para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, ao mesmo tempo que apoiam os governos locais e nacionais a atingirem as suas metas climáticas.


Criada pelo LabMob da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plataforma E-Bus Radar promove e monitora frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Os dados do E-Bus Radar são referentes aos sistemas em funcionamento a partir de setembro de 2020 nas cidades latino-americanas e regiões metropolitanas que já contavam com ônibus elétricos em sua frota urbana. Os ônibus elétricos que já foram adquiridos, mas que ainda não foram incorporados às frotas, não são exibidos na plataforma.


O sistema E-Bus Radar mostra o potencial para evitar mortes prematuras em função da melhoria da qualidade do ar se todos os ônibus fossem elétricos em vez dos tradicionais ônibus a diesel causadores da má qualidade do ar. Essas projeções são extraídas de análises realizadas pela equipe do C40 Benefits, que podem ser consultadas em www.c40.org/benefits.


Segundo os pesquisadores que criaram a ferramenta, à medida que as frotas ônibus zero emissões da região forem crescendo a plataforma será atualizada regularmente e várias novas cidades serão adicionadas.


Para saber mais, consulte diretamente o site https://www.ebusradar.org/

*(Atualizado em julho de 2022)

Outras Estatísticas*

Ver todas as estatísticas

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário