Taxa de motorização no Brasil: veja o aumento em 20 anos

Plataforma MobiliDADOS (ITDP Brasil) monitora a taxa de motorização no Brasil. Indicador aponta crescimento expressivo de veículos automotores individuais nos últimos 20 anos.

Carros nas ruas: índice passou de 168 mil (2001) a

Carros nas ruas: índice passou de 168 mil (2001) a 471 mil

créditos: MobiliDados/ ITDP

A MobiliDADOS, plataforma de indicadores do ITDP Brasil, monitora a taxa de motorização no Brasil.  O indicador aponta um crescimento expressivo de veículos automotores individuais registrados nos últimos 20 anos. Os efeitos dessa cultura automobilística impactam negativamente toda a população, até quem não usa. Mais carros nas ruas significa o aumento dos congestionamentos e consequentemente do tempo de deslocamento dos transportes públicos. 

 

Significa também diminuição de espaço para modos ativos. Sem falar no aumento dos sinistros de trânsito, das emissões de gases de efeito estufa e de poluentes locais que impactam diretamente na saúde da população.

 

Para saber mais, acesse a MobiliDADOS e acompanhe esse e outros indicadores.

 

Outras Estatísticas*

Ver todas as estatísticas

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Fabrício José Barbosa - 25 de Abril de 2022 às 04:37 Positivo 0 Negativo 0

ARTIGO ERRADO! Frota automobilística não é diretamente associada à "cultura automobilística". Frota em circulação, sim. Holanda, Dinamarca e Alemanha possuem mais automóveis, mas usam muito mais a bicicleta e o transporte público.

Clique aqui e deixe seu comentário