Aprovado em outubro de 2010, o Plano Diretor UFRJ-2020 é resultado de um longo processo de discussão envolvendo o conjunto da comunidade universitária. Três idéias básicas fundamentam o PD: a dupla integração - com a cidade do Rio de Janeiro e entre as unidades da UFRJ; a administração integrada dos espaços e edificações; e o planejamento de longo prazo (2020), com dois momentos intermediários (2012 e 2016).
O planejamento foi decidido em sinergia com projetos da cidade e do estado, como a realização da Copa do Mundo 2014 e Olimpíada 2016. No que se refere à urbanização, o partido adotado foi o da criação de um ambiente na cidade universitária que seja a um só tempo acolhedor e integrado à cidade do Rio e à vizinhança (Complexo da Maré, Ilha do Governador, Ramos, Bonsucesso, Fiocruz).
No quesito mobilidade e acessibilidade, o PD dá prioridade ao transporte coletivo público (metroferroviário e hidroviário) e ao transporte ativo na circulação interna (deslocamentos pedestres, ciclovias e parque de bicicletas e complementaridade intermodal).
O documento estabelece ainda um Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária, dividido em três etapas: 2012 (momento de expansão, com opção por novos prédios não distantes ou isolados), 2016 (implantação do Maglev, da linha de trem da Supervia e o transporte hidroviário, além de novas unidades residenciais, comerciais e acadêmicas) e 2020 (instalação do Parque da Orla, de Centro Comercial-Cultural e de Serviços, da nova Reitoria, do clube universitário e de outras edificações acadêmicas, habitacionais e comerciais).