Bicicleta nos Planos

Este guia faz parte da campanha "Bicicleta nos Planos", realizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB (União de Ciclistas do Brasil), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). O objetivo é orientar a sociedade civil, cidadãos, técnicos municipais e decisores políticos para a inclusão da bicicleta enquanto meio de transporte no planejamento, por meio da sua inserção nos Planos de Mobilidade Urbana.

Guia

Guia "Bicicleta nos Planos"

Autor: Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB

Assunto: Cartilhas e Manuais

Abrangência: Nacional

Ano: 2016

 

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um importante marco no processo de planejamento e gestão urbana, cujo objetivo é abordar de maneira geral e integrada a problemática de todos os deslocamentos de pessoas e cargas de uma cidade, assim como ordenar seus fluxos. O PMU, por meio da elaboração de cenários e possibilidades para o futuro, contribui para a definição de uma visão e de metas para a construção do futuro da cidade.

 

Os impactos positivos da inclusão da bicicleta nesse processo são inúmeros, seja no âmbito econômico (redução nos custos com saúde pública e aumento da arrecadação de tributos advindos do aumento no faturamento do comércio nos locais seguros para bicicletas), social (vias mais movimentadas e mais seguras, democratização do espaço público, inclusão social), ambiental (redução da poluição) e político (melhoria da imagem da cidade diante dos cidadãos).

 

No entanto, os governos locais devem ter vontade política e corpo técnico capacitado para desenvolver e implementar o seu Plano de Mobilidade Urbana, que deve estar em consonância com o Plano Diretor da Cidade.  

 

Prazo do PMU 

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, os municípios brasileiros que têm mais de 20 mil habitantes deveriam ter elaborado esse Plano até abril de 2015, impossibilitando inclusive de receberem verbas federais destinadas à mobilidade urbana.

 

Dentro do PMU, a bicicleta deve ser considerada como prioridade, junto com outros transportes ativos, sobre os transportes motorizados (PNMU art. 6, II). Além disso, como já dito, ela é uma ótima forma de melhorar a saúde da população, diminuindo gastos com saúde pública, contribuir com a redução da poluição do ar e sonora, além de não emitir gases de efeito estufa, economizar recursos e estimular a economia local, bem como reduzir os engarrafamentos, resultando em menos estresse e menos tempo perdido no trânsito, aumentando a produtividade e a geração de renda na cidade.

 

Acesse o site e saiba como participar da campanha Bicicleta nos Planos 

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Guia faz parte da campanha "Bicicleta nos Planos", realizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil (UCB), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) para a inclusão da bike nos Planos de Mobilidade Urbana

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