A pé para escola (Walk to school day)

Outubro é o mês do Walk to school day (A pé para escola), ação que leva crianças, pais e professores em vários países a caminhar e pedalar na ida à escola. Este ano o Brasil participa da campanha

Cartaz da Campanha A pé para escola

Cartaz da Campanha A pé para escola

créditos: Divulgação

Autor: Caminha Rio

Assunto: Apresentações

Abrangência: Nacional

Ano: 2018

O evento global Walk to School Day (A pé para escola) surgiu em 1997, e hoje envolve comunidades de mais de 40 países que, em outubro, se organizam em caminhadas e pedaladas na ida à escola. Aliás, quando começou era um evento de um dia; com o tempo, tornou-se parte de um movimento de rotas seguras para a escola que pode durar o ano todo. 

É uma celebração, com grande participação das escolas, sempre no mês de outubro, informam os divulgadores da ação. Só nos Estados Unidos são milhares de escolas, dos 50 estados, além do distrito de Columbia e Porto Rico, que participam ativamente durante esse mês.

Saúde, socialização, conscientização

Além de ajudarem a promover a saúde e a socialização, os trajetos a pé são uma forma exemplar de incentivar a educação no trânsito e ampliar o conhecimento das pessoas - grandes e pequenas - para os elementos do espaço público. Os educadores envolvidos afirmam que a criança que caminha faz descobertas e aprende sobre as ruas em que mora, estuda e circula, quer dizer, faz um aprendizado prático sobre o que é deslocamento ativo.

No Brasil, este movimento chegou com o surgimento de grupos como o 'A Pezito', no Rio Grande do Sul, e 'Carona a Pé', em São Paulo, que atuam permanentemente para estimular a mobilidade a pé na escola. Na campanha deste ano, o movimento Caminha Rio é quem traz as informações, e busca divulgar o evento e reunir apoio das organizações de mobilidade ativa do país. 

Apoie a campanha

As escolas que queiram apoiar a campanha 'A pé para escola', que acontecerá em outubro, podem desde já divulgar as ações previstas entre pais, alunos e professores de suas comunidades. Podem também participar organizando caminhadas, debates entre os alunos e discussões em sala de aula sobre o tema. Além disso, podem convidar a comunidade da escola e do bairro, e divulgar outras ações que acontecerão em outubro, aqui e em outros países. Também os pais podem ajudar a escola na realização das atividades, na promoção de caminhadas e ações quem divulguem o tema. Tudo o que contribua para incentivar a mobilidade ativa na escola é bem-vindo.

Para saber mais sobre a campanha, acesse o facebook do Caminha Rio.

Arquivos
Download
A pé para escola (Walk to school day)
Outubro é o mês do Walk to school day (A pé para escola), ação que leva crianças, pais e professores em vários países a caminhar e pedalar na ida à escola. Este ano o Brasil participa da campanha

 Voltar

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário