Cartilha Nossa BH de Incidência nas eleições 2020

O que é a mobilidade urbana? Esta cartilha oferece uma visão sintética do tema com o objetivo de estimular debates no contexto - e para além - das eleições municipais de 2020

Capa do trabalho

Capa da cartilha

créditos: Reprodução

Autor: Autoria coletiva*

Assunto: Cartilhas e Manuais

Abrangência: Brasil

Ano: 2020

Ao longo de três meses de 2020 uma série de organizações que atuam na promoção de cidades mais justas e inclusivas em Belo Horizonte e RMBH se dedicaram a construção de um espaço colaborativo que possibilitou um momento de informação e formação sobre o debate de enfrentamento às desigualdades nas cidades.


Autoria coletiva*
Os encontros, que ocorreram entre abril e junho, contaram com a colaboração das organizações: BH Em Ciclo, Bike Anjo, Coletiva da Juventude, DiverCidade PL, Engajamundo, Fórum das Juventudes da Grande BH, Instituto Macunaíma, Micrópolis, Move Cultura, Nossa BH, Piseagrama, Tarifa Zero e Viva Lagoinha. A literatura e a palavra falada também irão compor esse mosaico coletivo de forças e capacidades com o lançamento dos videopoemas “Rios” e “Desidratada a Cidade”, do poeta Eduardo Dw e da poeta Nívea Sabino.


Alguns dos pontos que estão presentes na cartilha Cidade em Movimento: 

  • Acesso a oportunidades de trabalho, escolas, postos de saúde, praças, parques, comércio, cultura e serviços é fundamental: para termos uma vida plena em cidadania precisamos ter direito à cidade! 
  • Costumamos pensar que nossa vida vai melhorar  se comprarmos um carro. Mas será que a cidade funcionaria se todas e todos tivessem carros?
  • Espaços públicos, cultura, lazer: Todas e todos têm direito de usufruir os espaços e equipamentos públicos. Por que isso não acontece?
  • Os problemas que temos visto nas cidades, como inundações e deslizamentos, também têm a ver com o modo como nos deslocamos e, movimentos e organizações em BH e região metropolitana já estão trabalhando para criar soluções para esses problemas. 


    Leia também:
    Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições
    Ciclistas e pedestres nas eleições de 2020
    Pressionar os candidatos em defesa da mobilidade sustentável
Arquivos
Download
Cartilha Nossa BH de Incidência nas eleições 2020
O que é a mobilidade urbana? Esta cartilha oferece uma visão sintética do tema com o objetivo de estimular debates no contexto - e para além - das eleições municipais de 2020

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário