Guia Boas Práticas de Gestão dos Ônibus na visão do usuário

Guia voltado à sociedade civil, gestores públicos, empresários do setor e demais atores sociais. Objetivo é informar, com didática e objetividade, sobre boas práticas que podem estabelecer relações mais éticas, transparentes e equilibradas nos processos decisórios envolvendo a gestão e operação do transporte público por ônibus.

A gestão dos ônibus, na visão do usuário

A gestão dos ônibus, na visão do usuário

créditos: Reprodução (capa)

Autor: IDEC

Assunto: Guias e Manuais

Abrangência: Nacional

Ano: 2019

 

A ideia principal deste Guia é promover a simetria entre os atores, pois é sabido que, na realidade atual, os usuários estão afastados dos processos de tomada de decisão, mesmo sendo os que mais sofrem o impacto das práticas econômicas e políticas adotadas.

 

Esses processos, dominados pelos interesses econômicos do setor de transportes, acabam muitas vezes não priorizando escolhas que valorizem a qualidade do serviço e o desenvolvimento urbano, mas a redução dos custos de operação de forma predatória aos usuários.

 

Ônibus na Linha

Para ajudar a entender e acompanhar esses processos nas capitais brasileiras que o Instituto criou, em 2018, o projeto Ônibus na Linha. E São Paulo foi o ponto de partida, devido à complexidade e tamanho da sua rede de ônibus. Essa experiência provocou a busca por boas práticas que pudessem ser incorporadas ao edital e contribuir com um transporte melhor, agora sistematizadas no Guia Boas Práticas de Gestão dos Ônibus na Visão do Usuário.

Arquivos
Download
Guia Boas Práticas de Gestão dos Ônibus
Guia voltado à sociedade civil, gestores, empresários do setor e demais atores sociais com o objetivo de informar sobre práticas que podem estabelecer relações éticas, transparentes e equilibradas nos processos decisórios gestão do transporte público

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário