Acessibilidade e mobiliário universal para o público infantil: proposta de praça em Aracaju

Confira o estudo "Acessibilidade urbana e mobiliário universal voltados para o público infantil: proposta de uma praça no bairro Santa Maria, Aracaju/SE"

Parque infantil na praia de Atalaia, em Aracaju

Parque infantil na Orla de Atalaia, em Aracaju

créditos: TripAdvisor

Autor: Cecília Santos Sales

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Regional

Ano: 2019

Na abertura de seu Trabalho Final de Graduação (TFG) para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE) a estudante Cecília Santos Sales traz a seguinte citação: 

 

“Quando o Palácio de Versalhes foi desenhado, Luis XIV da França insistiu que considerassem que quando fosse velho poderia acompanhar seus convidados através dos amplos salões e jardins. O arquiteto de Luis XIV considerou isso uma excentricidade” (FIGINI, 2006, p.VI).

 

A frase aponta para os objetivos da proposta de pesquisa de Sales: um anteprojeto arquitetônico que propõe a inserção de acessibilidade urbana e mobiliário universal voltado para o público infantil no Bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), destinado principalmente às crianças com deficiência. 

 

Trata-se de conceber um espaço que proporcione diversão às crianças, e onde elas possam desenvolver sua capacidade de aprendizagem de forma lúdica e interativa, além de fortalecer as funções motoras e cognitivas. 

 

O trabalho salienta a importância da convivência e da brincadeira na inclusão e no não preconceito. Para acessar o mundo infantil, o lúdico associado à reabilitação seria um instrumento indispensável ao desenvolvimento da vida da criança e de seus responsáveis. Segundo o texto: 

 

"Independente da época, cultura e classe social, a brincadeira faz parte do cotidiano infantil e os espaços concebidos para a brincadeira e destinados ao público infantil devem estimular a autossuficiência através dos equipamentos de fácil acesso e manuseio, além de oferecer conforto, segurança e uma variedade de atrativos, com mobiliários e materiais adaptados para o uso infantil." 

 

Desta forma, além do aprofundamento sobre os diversos tipos de brinquedos e investigar como estes influenciam a interação, manuseio e aprendizagem, buscou-se entender, por meio de oficinas de desenho e de entrevistas, o que as crianças com deficiência e seus pais apreciam e desejam. 

 

Nesta pesquisa, realizou-se também um levantamento na cidade de Aracaju das praças que dispõem de parque infantil, observando-se aí a carência de espaços adequados para crianças com deficiência, e onde seja possível conviver, brincar, aprender e reabilitar com auxílio do lúdico.

Arquivos
Download
Acessibilidade e mobiliário universal em Aracaju
Pesquisa propõe um anteprojeto arquitetônico de inserção de acessibilidade urbana e mobiliário universal voltado para o público infantil, no Bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), destinado principalmente às crianças com deficiência.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário