"Mobilidade Urbana no Rio de Janeiro, Diagnóstico a partir da percepção do cidadão" tem autoria de Ana Carolina Dantas, Felipe Borba e Steven Dutt-Ross, com edição da CRV Editora. O livro apresenta os resultados de trabalho do Centro de Pesquisas e de Ações Sociais e Culturais e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) sobre qualidade da mobilidade urbana no Rio de Janeiro, sempre a partir do olhar dos usuários.
O livro compõe-se de quatro capítulos:
No primeiro é apresentado um estudo sobre o número de automóveis existentes nos municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro. O estudo indica que o Rio de Janeiro foi o estado que apresentou a menor taxa de crescimento (1,32) da frota de veículos entre 2001 e 2021, bem abaixo de Tocantins (5,23), Roraima (4,36), Rondônia (4,36), Amapá (4,23) e Acre (3,86), cinco estados que tiveram as maiores taxas. O estado de São Paulo [que tem a maior frota] revelou crescimento de 1,35, acima apenas do Rio de Janeiro. Esse resultado sugere uma possível saturação de carros no RJ e em SP, enquanto em outros estados como TO, AP e AC ainda há espaço para o crescimento da frota.
O segundo capítulo se propõe a avaliar a situação dos transportes nos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Para isso, optou-se por realizar entrevistas com usuários do transporte público para conhecer a satisfação em relação a uma série de questões que permeiam a experiência do usuário em seus deslocamentos diários.
O terceiro capítulo analisa o potencial de "modos alternativos" de mobilidade urbana, com ênfase para aplicativos de automóveis e aplicativos de aluguel de bicicletas, nos dois caos, a partir de pesquisa de satisfação com usuários desses serviços.
O quarto e último capítulo colhe sugestões dos usuários para o aperfeiçoamento dos serviços e com base nessa pesquisa aponta caminhos de soluções para uma melhor forma de mobilidade urbana no Rio de Janeiro.
Para essa análise, os pesquisadores usaram duas fontes:
- uma pesquisa de satisfação, por meio de entrevistas com moradores do Rio de Janeiro.
- postagens feitas no twitter sobre os problemas da mobilidade.
O resultado é bem interessante, inclusive porque revela o sentimento das pessoas que todos os dias perdem minutos preciosos à espera do transporte para o trabalho, o estudo ou um tratamento médico. E também porque valoriza as percepções das pessoas que usam diariamente os meios de transporte, e considera suas sugestões para a melhoria dos serviços.